Gestão de materiais e patrimonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3371 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia no Ambiente Coorporativo.

Leonardo Medeiros, Graduando,
Aluno de Graduação de Administração da Universidade Gama Filho
lomrj@hotmail.com
Leticia Portela Cunha
Aluno de Graduação de Administração da Universidade Gama Filho
Leticiapc_13@hotmail.com
Luciano Reis, Graduando,
Aluno de Graduação de Administração da Universidade Gama Filho
luciano2009_ldrs@ig.com.br
Rafaela Gomes,Graduando,
Aluno de Graduação de Administração da Universidade Gama Filho
rafaadm2305a@hotmail.com
Thiago Rodrigues, Graduando,
Aluno de Graduação de Administração da Universidade Gama Filho
thiagoatwork@gmail.com
Magda Zeraik Barreto, MSc.

Professor do Curso de Administração da Universidade Gama Filho

magdazeraik@gmail.com

Resumo
A ergonomia é um assunto que se faz presenteatualmente dentro das organizações. Seu estudo tem como objetivo a implantação deste recurso associado aos seus benefícios, identificando e minimizando os problemas dentro de uma organização para melhor manejo de suas ferramentas operacionais. O atendimento às exigências ergonômicas é fator decisivo para o aumento da produtividade e a melhoria do bem-estar dos colaboradores. A aplicação dos conceitosergonômicos aos postos de trabalho caracteriza-se como um processo construtivo e participativo que objetiva a solução de problemas por vezes complexos. Essa aplicação exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para realizá-las e das dificuldades para atingir o desempenho e a produtividade exigidos.

Palavras-chave: Qualidade de Vida; Ergonomia; doenças operacionais.

ÁreaTemática: Gestão e Ergonomia.

1. Introdução
Ergonomia, é uma palavra que deriva do grego, sendo ergo(trabalho) e nomos ( regras, leis naturais), (LEITE; MELLO,2005) Então, de acordo com a Ergonomics Research Society (1949) a definição de ergonomia basea-se que esta consiste em ser o “estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente, aaplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacio1amento.”( ILDA, 2005, P.2). No entanto, há outras definições de ergonomia como a da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) que define este termo como:
“ Entende-se por Ergonomia o estudo das interações e das pessoas com a tecnologia , a organização e o ambiente , objetivandointervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não associada, a segurança, o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas”.
No entanto, em 1989, no Congresso Internacional de Ergonomia, adotou-se o seguinte conceito: (AMARAL, 2010)
“A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediantea constituição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação do homem aos meios tecnológicos e aos ambientes de trabalho e de vida”.

Então, de acordo com as definições propostas, o presente artigo buscou identificar quais eram os impactos causados no colaborador devido a falta de umprofissional de ergonomia no ambiente coorporativo e por meio deste, buscar quais alternativas que ajudariam a minimizar tal problema neste colaborador.
O trabalho foi realizado através de uma pesquisa básica, no qual mostrou de uma forma geral, os impactos que a falta de um profissional de ergonomia faz em uma ambiente coorporativo.
Afinal, os objetivos práticos da ergonomia são a segurança,satisfação e o bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistema produtivos. A eficiência virá como resultado.Em geral, não se aceita colocar a eficiência como sendo o objeto principal da ergonomia, porque ela, isoladamente, poderia significar sacrifício e sofrimento dos trabalhadores e isso é inaceitável, porque a ergonomia visa, em primeiro lugar, o bem- estar do trabalhador (LIDA...
tracking img