Gestão de materiais - controle e processamento de pedidos

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo abordar os principais conceitos e etapas envolvidas no ciclo de pedidos, seu processamento e controle, desde sua entrada até seu faturamento, mostrando os sistemas processuais utilizados, quais os procedimentos a serem cumpridos, as conferências necessárias e demais atividades pertinentes envolvidas nesse processo.
Com as mudanças quevem ocorrendo no cenário atual, às empresas precisam se adequar as transformações decorridas de grandes forças como o avanço da tecnologia e a globalização. Essas transformações têm gerado novos desafios e comportamento, que leva as organizações ir à busca de novas soluções para competir no mercado, com igualdade com os melhores concorrentes, considerando que uma boa gestão, deve se antecipar aprováveis problemas que a empresa possa enfrentar.
Como nas guerras onde a logística militar precisa dar suporte as tropas, para que elas possam operar com eficiência e eficácia nos campos de batalha, nas organizações não é diferente, as empresas precisam enfrentar seus concorrentes diariamente, traçar estratégia adequada a cada campo de batalha, ou seja, a cada mercado que atua. Com isso osgestores e administradores desempenham o papel de verdadeiros generais com suas táticas de guerras contra a concorrência.

2 INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA

Atualmente as organizações são desafiadas a operar de forma eficiente para garantir as suas atividades e a logística pode ser a chave para que isso ocorra. Ela surgiu nas organizações com o objetivo de reduzir custos e prestar um atendimentocom qualidade aos clientes, suprindo suas necessidades. Para que esses objetivos fossem alcançados, houve a necessidade de implantar alguns processos nas organizações, sendo um deles processamento de pedidos.
A velocidade com que as informações são processadas na área logística de uma empresa determina sua eficiência em atender bem o cliente reduzindo seu custo significativamente. Quando oprocesso é lento, no aspecto de demora na comunicação com o cliente ou entre setores dentro da organização, com informações imprecisas, o custo para a empresa pode se tornar maior, pois os clientes podem cancelar seus pedidos tornando assim estoques excessivos para a organização, complicações no processo de produção, tendo que cancelar alguma etapa ou até mesmo todo o processo anteriormentepré-determinado.
A logística atualmente é o grande diferencial que uma empresa pode ter, pois, se as empresas concorrem com produtos equivalentes, porém seu tempo de entrega for menor ela terá menores custos garantindo até um potencial para obter melhores resultados.
Considerando que a entrada de pedidos dos clientes é um fator que garante a sobrevivência da empresa no mercado, seu controlee monitoramento devem mobilizar todas as áreas da organização tornando a empresa cada vez mais competitiva, reduzindo tempo e custos.

3 CICLO DO PEDIDO

O ciclo do pedido (lead-time) é o tempo entre o momento em que se emite a requisição de um serviço ou pedido de compra até o momento em que é recebido pelo cliente. As etapas que fazem parte do ciclo são: preparação do pedido,transmissão, disponibilidade de estoque, tempo de produção e tempo de entrega. O tempo necessário para completar cada uma das atividades depende do tipo de pedido.

[pic]

4 PROCESSAMENTO DE PEDIDOS

De acordo com Ronald H. Ballou (2009 p.263), processamento de pedidos é a análise dos fluxos de informações e de produtos, composto por algumas atividades como: entrada, preparação,transmissão do pedido, programação do transporte, efetivação do transporte, execução do serviço e pagamento da fatura pelo cliente.
As atividades de processamento de pedidos podem tomar mais ágeis o tempo do clico do pedido, que está diretamente associado com o nível de serviço.

Vantagens baseadas na redução de tempo:

• Redução das atividades em base especulativa com a redução de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Estoques e Processamento de Pedido
  • Influência do processamento dos materiais no controle de infecção.
  • ÍNDICES DE CONTROLE NA GESTÃO DE MATERIAIS:
  • Processamento De Pedidos
  • Processamento De Pedidos
  • Processamentos de pedidos
  • processamento de materiais
  • Pedido de material

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!