Gestão de manutenção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
A busca contínua pelo aumento da eficiência produtiva e organizacional, cada vez mais motivada pela acirrada competição entre as empresas no mercado atual, faz do 5S peça chave para a melhoria do desempenho organizacional. A manutenção surge como ferramenta de incremento à produtividade e redução de custos, não mais sendo encarada como um “mal necessário”.
O fato de não necessitaremobrigatoriamente de grandes investimentos para implementação, torna o uso dessas ferramentas uma opção bastante atraente para a sustentabilidade das organizações podendo, dessa forma, simultaneamente potencializar ganhos econômicos trazendo também benefícios sociais e ambientais.
Para uma manutenção ser considerada enxuta, deverá empregar atividades de planejamento e programação através daspráticas de manutenção produtiva total (TPM) destacando a manutenção autônoma.
O TPM começa com os 5S. Os problemas não podem ser vistos com clareza quando o local de trabalho está desorganizado. Limpar e organizar o local de trabalho ajuda a equipe a revelar problemas. Tornar os problemas visíveis é o primeiro passo para melhoria.

1-DEFINIÇÃO DE MANUTENÇÃO

Há até bem pouco tempo, o conceito demanutenção era de que a missão da manutenção era de restabelecer as condições originais dos equipamentos. Hoje a missão da manutenção é: Garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção ou de serviço, com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custos adequados.

1.1-Manutenção corretiva

Caracteriza-se pelaatuação da manutenção em fato já ocorrido, seja este uma falha ou um desempenho menor que o esperado. Não há tempo para preparação do serviço. Normalmente a manutenção corretiva implica altos custos, pois a quebra inesperada pode acarretar perdas de produção, perda de qualidade, e elevados custos indiretos de manutenção. Além disso, quebras aleatórias podem ter conseqüências bastante graves para oequipamento, pois a extensão dos danos pode ser bem maior.
De acordo com Kardec e Nascif (2001) quando uma empresa tem a maior parte de sua manutenção trabalhando em manutenção corretiva, seu departamento de manutenção é gerenciado pelos equipamentos e o desempenho empresarial da organização, certamente, não está adequado as necessidades de competitividade atuais.

1.2-Manutenção preventiva

Aocontrário de manutenção corretiva, a preventiva procura evitar a ocorrência de falhas, ou seja, prevenir.
Como nem sempre os fabricantes fornecem dados precisos para os planos de manutenção preventiva, além das condições operacionais e ambientais influírem de modo significativo na expectativa de degradação dos equipamentos, a definição de periodicidade e substituição deve ser estipulada para cadaequipamento e instalação.
A manutenção preventiva será mais conveniente quando maior for à simplicidade na reposição; quanto maiores forem os custos de falhas; quanto mais as falhas prejudicarem a produção e quanto maiores forem as implicações das falhas na segurança pessoal e operacional.

1.3-Manutenção preditiva

A manutenção preventiva, aliada ao uso de medições e acompanhamentoperiódico nos equipamentos, com uso de instrumentos sofisticados e até monitoração remota, introduziu já na década de 1960/1970 o conceito de manutenção preditiva ou “controle Preditivo de manutenção”, que é a manutenção efetuada apenas quando se detecta a aproximação de uma condição instável ou de uma falha.

1.4-Manutenção produtiva total (TPM)

O TPM é a ampliação do conceito da manutenção, pelapromoção da manutenção do sistema de produção com a participação das pessoas de produção. O TPM objetiva a eficácia da empresa através da maior qualificação das pessoas e melhoramentos introduzidos nos equipamentos. Assim os operadores passam a executar tarefas mais simples, que antes eram executadas pelo pessoal de manutenção.
Algumas tarefas simples que os operadores podem executar, pode...
tracking img