Gestão de manutenção de frota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de manutenção de frotas de veículos: uma revisão
 
Maintenance management of vehicle fleets: a review
 
 
Fernando Celso de CamposI; Renato Vairo BelhotII
IDoutorando do Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos- USP
IIDepartamento de Engenharia Mecânica Área de Engenharia de Produção Escola deEngenharia de São Carlos- USP
 
[pic]
RESUMO
O presente trabalho descreve, sob a ótica gerencial, os problemas e os desafios enfrentados pelo setor de manutenção, nas empresas que operam frotas de veículos. O contexto da manutenção é caracterizado a partir da discussão de questões ligadas a: qualificação da mão-de-obra, nível de informatização, complexidade doprocesso decisório e necessidade de conferir qualidade e produtividade ao funcionamento do setor.
Palavras-chaves: planejamento da manutenção, gerência de manutenção, controle da manutenção, manutenção de frotas de veículos.
[pic]
ABSTRACT
This paper describes problems and challenges concerning the maintenance area of organizations that operate vehicle fleets, fromthe management point of view. The maintenance context is characterized from discussions about manpower qualification, informatization level, decision making complexity and the necessities of incorporating quality and productivity into this area.
Key-words: maintenance planning, maintenance management, maintenance control, maintenance of vehicle fleets.
[pic]
 
 1. Introdução

Historicamente, a manutenção, como regra geral tem apresentado uma característica marcante: utiliza de forma bastante ineficiente os seus recursos, principalmente humanos e materiais, acarretando custos elevados e crescentes.
Mão-de-obra e materiais representam as áreas com grande potencial para a redução dos custos de manutenção, caracterizando uma excelenteoportunidade de ganhos imediatos, principalmente numa época de crise e de alta competitividade como a atual .
Hoje em dia, fica difícil ter uma boa manutenção, sem dispor de informações acuradas e atualizadas sobre cadastro de equipamentos, histórico de ocorrências, programação e planejamento de atividades, utilização de mão-de-obra, cronograma de paradas, emissão de ordens de serviço econtrole de estoque, que auxiliam em muito a programação, a execução e o controle da "função manutenção".
A aplicação de recursos informatizados, ou sistemas informatizados, e ainda a tecnologia embarcada nos veículos, dia após dia vem fazendo surgir a necessidade de se reciclar e treinar a mão-de-obra envolvida com manutenção, chegando -se a propor (McDOWELL (1991)) até a aplicação detestes individuais para levantar e identificar as possíveis deficiências existentes em termos dessa mão-de-obra atuante.
Pretende-se, neste trabalho, discutir, em relação à realidade brasileira, os problemas básicos da manutenção de frotas de veículos, como: custos, mão-de-obra, treinamento, e até situações de ponta como competitividade e produtividade.
Ora, é evidente que trabalhardentro desses conceitos exige principalmente o treinamento dos gerentes, responsáveis pela tomada de decisões, e do pessoal técnico envolvido na área. O treinamento, ou capacitação, pode ser auxiliado pela adequação de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), para disciplinar e fornecer um conjunto de procedimentos mediante "sugestões" sistêmicas que favorecerão o encurtamento do tempo de preparaçãode uma decisão, bem como por tutoriais básicos e simples que sirvam de orientação na execução correta de algumas operações. Essa colocação é confirmada por MIRSHAWKA & OLMEDO (1993, p. 40), quando afirmam que no ano de 1992 não mais que 30% das empresas (entre as micros,pequenas e médias) que faziam a gestão das suas ordens de serviço usavam um processo informatizado.
Os aspectos da...
tracking img