Gestão de estoques

Páginas: 19 (4745 palavras) Publicado: 17 de março de 2011
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia e Administração
Graduação em Administração

Gestão de Estoques:
uma ferramenta para a redução de custos
Roberto Flores Falcão

RESUMO
A necessidade de profissionalização da administração é uma realidade nos tempos atuais. Dada a crescente agressividade da concorrência, a avalanche de informações e produtos gerada pela globalização, a reduçãodos parâmetros de tempo e espaço causados pela internet, somente as empresas mais preparadas e adaptadas às mudanças do cenário mercadológico permanecem. A gestão de estoques, assim como outras áreas relativas às operações, muitas vezes recebe atenção diminuta por parte dos empresários. Este fato pode prejudicar a saúde da empresa ou reduzir sua lucratividade. Os estoques são drenos, às vezesimperceptíveis, do fluxo de caixa das empresas, podendo ser os grandes responsáveis por problemas financeiros, falta de liquidez ou deficiências no atendimento. O presente estudo tem o objetivo de comparar o impacto financeiro de um sistema formal de gestão de estoques em relação a um sistema empírico, sem bases formais e metodológicas. A análise foi baseada em uma pequena empresa do setor deestética e beleza, na qual o volume (financeiro e em quantidade de itens) e o giro dos estoques são bastante elevados. Com base no modelo de previsão desenvolvido, foi elaborada uma análise quanto ao melhor modelo de gestão de estoques para cada um dos itens selecionados, a partir da qual os aspectos e impactos financeiros foram avaliados. Palavras chave: Gestão de estoques, Gerenciamento da cadeia deprodução, Previsão de demanda, Planejamento da produção, Estoque de segurança, Inventário.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1.1 Gestão de Estoques “[...] Outra vantagem da gestão eficiente é possibilitar ajustes eficazes em seu processo, resultante em redução de custo e economia nas aquisições. O estoque tem efeito impactante no êxito das empresas. Um dos motivos é o alto volume de dinheiro empregado”.(MOURA, página 1) Com base nisso, pode-se refletir sobre a influência de uma excelente gestão de estoques para o sucesso de uma empresa. Além disso, para tornar a gestão de estoques eficaz, é vital que o gestor tenha acesso a informações abrangentes e de qualidade relativas a todas as áreas envolvidas: compras, acompanhamento, gestão da armazenagem, controle de produção e gestão de distribuiçãofísica. 1.1.1 Definição de Estoques De acordo com Moura, estoque é um conjunto de bens armazenados, com características próprias, que atendem aos objetivos e necessidades da empresa. Dessa forma, todo item armazenado em um depósito, almoxarifado, prateleira, gaveta ou armário para ser utilizado pela empresa em suas atividades – de produção ou administrativa – é considerado um item do estoque daorganização. Além de estabelecer o nível de estoques e sua localização, o gestor deve monitorar os custos de pedir e de manter estoque, de modo a encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total. Para tanto, é importante que a empresa mapeie com exatidão cada fornecedor, conhecendo seu tempo necessário para processar o pedido, produzir e entregar. No capítulo 17 de seu livro, Corrêa comentaque uma das razões que mais influencia o surgimento de estoques é a necessidade de conciliação entre as flutuações de demanda e as taxas de fornecimento de insumos e/ou matérias-primas. 1.1.2 Previsão das Incertezas A variação entre a demanda real e sua previsão é inevitável. Praticamente, sempre haverá um erro de previsão. No entanto, dependendo da dimensão desse erro, os impactos podem serbastante prejudiciais para o processo de planejamento. Assim, não basta saber se há erros, mas quanto se erra e como este varia.

2

O acompanhamento da razão de previsão é aconselhável para que ajustes possam ser feitos nos modelos matemáticos de previsão de demanda, aproximando os resultados previstos dos reais. Além da incerteza entre as previsões e a realidade, também há outras incertezas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoque
  • Gestão de Estoque
  • gestão de estoques
  • Gestão de Estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!