Gestão de estoques e curva abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3098 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE ESTOQUE E A IMPORTÂNCIA DA CURVA ABC

1. INTRODUÇÃO

Segundo Chambers, et.al. (2002), não importa o que está sendo armazenado como estoque, ou onde ele está posicionado na operação; ele existirá porque existe uma diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda. Se o fornecimento de qualquer item ocorresse exatamente quando fosse demandado, o item nunca necessitaria serestocado. Quando a taxa de fornecimento excede a taxa de demanda, o estoque aumenta; quando a taxa de demanda excede a taxa de fornecimento, o estoque diminui. O ponto óbvio a ressaltar é que, se uma operação pode fazer esforços para casar as taxas de fornecimentos e de demanda, acontecerá uma redução em seus níveis de estoque.

“O gerenciamento de estoque é a atividade de planejar e controlaracúmulos de recursos transformados, conforme eles se movem pelas cadeias de suprimentos, operações e processos.” (BETTS, et. al. 2008, p. 295).

O estoque pode ser o pulmão contra flutuações inesperadas no suprimento e na demanda, conhecido também como estoque de segurança, que podem compensar as incertezas no processo de suprimento de mercadorias para a empresa.

De acordo com Betts, et.al.(2008), o estoque permite às operações tirarem vantagens das oportunidades a curto prazo. Ás vezes podem surgir algumas oportunidades que implicam no acúmulo do estoque, mesmo quando não existe demanda imediata para ele.

O estoque pode ser usado também para antecipar demandas futuras e o gerenciamento de capacidade a médio prazo pode usar o estoque para lidar com as flutuações da capacidade edemanda, Betts, et.al. (2008). O estoque tem importante papel nas funções administrativas e planejamento da empresa.

O objetivo do artigo é verificar a importância do estoque para as empresas nas variações de mercado. O trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica onde foram abordados os seguintes autores: Chambers (2002); Betts (2008); Chopra (2003); Vendrame (2008).

2. ESTOQUETófoli (2008) representa a quantidade de bens físicos que são mantidos à espera da venda (ou da produção), por um determinado tempo. São considerados como bens em estoques, as matérias-primas, os produtos semi-acabados, os produtos acabados e as mercadorias compradas de terceiros.

Os estoques são os materiais que não são utilizados em determinado momento, mas que existe em função de futurasnecessidades. Logo, estocar é reservar os produtos/mercadorias para utilização futura. Estoque é como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. Algumas vezes o estoque também é usado para descrever qualquer recurso armazenado. Todavia apesar de esses recursos de transformação serem tecnicamente considerado como estoque, não são obtido sempre que um consumidor faz umasolicitação, eles não são o que normalmente se quer dizer com o termo estoque. SLACK (2002).

2.1. Gestão de Estoque

Vendrame (2008) define que a gestão de estoque constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos setores que deles utilizam, bem manuseados e bem controlados. Conforme Vendrame a gestãode estoque é, basicamente o ato de gerir recursos ociosos possuidores de valor econômico e destinado ao suprimento das necessidades futuras de material, numa organização.

A gestão de estoque visa, portanto, numa primeira abordagem, manter os recursos ociosos expressos pelo inventário em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos. Pode ser entendido ainda, comocerta quantidade de itens mantidos em disponibilidade constante e renovados, permanentemente, para produzir lucros e serviços.

2.1. Função do Estoque

Os estoques constituem um vínculo entre as etapas do processo de compra e venda – no processo de comercialização em empresas comercias – e entre as etapas de compra, transformação e venda – no processo de produção em empresas industriais....
tracking img