Gestão de estoque

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
SUMÁRIO

Conteúdo
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA 4
2.1 O Problema: 4
2.2 Hipóteses 4
2.3 Justificativa 5
3 OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral: 5
3.2 Objetivos Específicos: 5
4 REFERENCIAL TEÓRICO 5
4.1 Definição e tipos de estoque: 5
4.2 Estoque de Comércio Varejista: 5
5 METODOLOGIA 5
6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 5
7 ORÇAMENTO 5
8 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 5

INTRODUÇÃO

O aumento da concorrência exige que as empresas sejam competitivas. Através da busca de inovações gerenciais e produtivas as empresas poderão identificar pontos fortes e fracos, possibilitando a obtenção de vantagens competitivas.
Dessa forma, cabe à empresa desenvolver competências para lidar com cenários cada vez mais dinâmicos que ocorrem em seu setor deatividade e a lógica e racionalidade podem ser aplicadas com sucesso nas ações de resolução de problemas que afetam os estoques e seus elevados custos. É notório que todas as organizações de transformação ou de serviços que envolvam estocagem de produtos devem preocupar-se com o controle de estoques, visto que desempenham e afetam de maneira bem definida o resultado financeiro da empresa.
Neste contextositua-se a empresa Quartz Iluminação fundada em 1998 foi a primeira loja especializada em iluminação no bairro do Recreio dos Bandeirantes. A Quartz se destaca por estar constantemente inovando o seu Showroom com alguns produtos exclusivos e com os melhores fabricantes de produtos para iluminação do Brasil.

PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

O Problema:
O problema identificado é que falta espaçofísico para uma correta estocagem das mercadorias, devido a má organização do ambiente e também pelo estoque de produtos desnecessários (sucata e produtos fora de linha) ou com outros que tem baixíssima rotatividade, esse fator está gerando atualmente perda de vendas, pois muitas vezes os clientes solicitam um determinado produto mas a empresa não possui disponível em seu estoque.

Hipóteses

1) Aempresa pode expandir suas operações alugando uma loja disponível ao lado e com isso aumentar em 100% a sua capacidade de estocagem.
2) Fazer uma reforma no atual espaço físico, eliminando sucatas e produtos não utilizados, e com isso aumentar em 20% sua atual área de estocagem.

Justificativa

A escolha da temática de pesquisa teve uma forte influência a partir da disciplina ..... no 6ºperíodo do curso de Administração quando foi possível conhecer a fundo as modernas técnicas de logística tanto de distribuição quanto de estocagem.
Nesse sentido é possível afirmar que o estudo dessa temática contribuirá para a compreensão das atuais formas de controle de estoque utilizada pelas Micro e Pequenas Empresas e sugestões de melhoria nos processos.
Como futura administradora, esteestudo contribuirá no sentido de ampliação do meu conhecimento sobre as principais Técnicas de Controle de Estoque do Mercado.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

O Objetivo Geral deste trabalho é elaborar um estudo preliminar sobre como a empresa Quartz Iluminação pode ter um estoque otimizado com o menor custo possível para atender ao crescimento do bairro Recreio dos Bandeirantes e conseqüentementeum aumento na demanda por seus produtos.

Objetivos Específicos:

* Ampliar em 20% a atual capacidade do estoque: (Jogar a sucata fora, negociar a vendas dos vidros por qualquer preço e entrar em contato com fornecedores para formalizar a devolução de produtos de troca);
* Analisar a atual forma de controle de estoque utilizada pela diretoria da Quartz Iluminação e sugerir melhoriascaso seja necessário;

REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção serão apresentadas as definições, tipos, gerenciamento de estoques e, algumas ferramentas para esse gerenciamento, segundo alguns autores.
Definição e tipos de estoque:

Para Slack et al (1999, p. 278) “Estoque é definido como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação”. Para ele existem vários tipos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoque
  • Gestão de Estoque
  • gestão de estoques
  • Gestão de Estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!