Gestão de custos

GESTÃO DE CUSTO NAS EMPRESAS



RESUMO


Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a relevância da gestão de custos na administração das empresas. Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por diferenciação ou redução de custos torna-se premissa para continuidade e/ou desenvolvimento da empresa. E a correta gestão de custos com análise de cada direcionador, proporciona à empresasua manutenção no mercado. A boa gestão de custos nas empresas é dependente e consequente da coragem decisória dos administradores em mudar processos e comportamentos. A pesquisa aborda os custos de uma maneira geral e procura demonstrar a importância da gestão de custos, integrada ao gerenciamento do negócio. Procura demonstrar como custear em um ambiente competitivo, sugerindo mudanças na forma deadministrar os custos para possibilitar a continuidade da empresa no mercado. Ressalta que a gestão estratégica de custos é fundamental para garantir a competitividade buscando novos mercados e mantendo-se ativas nos já existentes.


Palavras-chave: Custos, Administração, Gestão Estratégica de Custos.


1. INTRODUÇÃO



O ambiente globalizado em que as empresas estão inseridas asobriga a se tornarem mais competitivas e, nesse sentido, devem estar constantemente em evolução, fazendo um persistente controle sobre suas ações, sua maneira de agir e, principalmente, sua maneira de gastar. Portanto, devem focalizar suas estratégias e ações em gestões que produzam respostas mais rápidas e eficientes ao resultado que esse ambiente exige.
Em meio à forte competitividade nosetor empresarial, torna-se, a cada dia, ainda mais importante a correta administração dos custos, com o aumento da competitividade de mercado, as organizações podem nortear-se pela Gestão de Custos a fim de obterem eficiência de seus processos internos no sentido de redução de custos e melhoria de seus produtos e serviços.
As mudanças de processos e comportamentos são o foco de um planoestratégico elaborado e posto em prática nas empresas. O perfil dos mercados de bens e serviços mostra que as empresas bem preparadas são sempre vitoriosas: os bens dos incompetentes são transferidos para o patrimônio dos competentes.
A boa gestão de custos tem seu grande objetivo na maximização dos lucros, cuja eficácia mais contundente é a conquista natural da liderança em custos, esta é aestratégia competitiva principal para levar uma empresa a conquistar mais fatias e permanência assegurada no mercado.
A gestão dos custos exerce um papel relevante para todos os tipos de empresas, pois, todos os custos influenciam significativamente o resultado econômico (lucro ou prejuízo) das empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços, principalmente, com relação àcompetitividade frente aos seus concorrentes.
Em um cenário econômico, repleto de incertezas, o sucesso das empresas não depende somente da eficiência de suas operações internas, precisa estarem alerta às mudanças do ambiente externo e buscar sua adaptação a ele, onde muitas delas podem causar impactos que afetem a sua continuidade, muito mais profundamente que políticas e melhorias internas. Aorganização precisa criar uma vantagem competitiva, tanto para sua estabilidade no mercado quanto para seu desenvolvimento no setor que atua.
Manter a competitividade de uma organização sempre em alta é um dos grandes desafios enfrentado por todas as empresas. A vasta literatura acerca do tema propicia infinitos recursos para o desenvolvimento da sustentação da vantagem competitiva. Portanto,vale ressaltar que geralmente as tradicionais soluções de curto prazo desenvolvidas pelas empresas nem sempre têm clareza e detalhamento da melhor direção a ser seguida, pois, a vantagem competitiva geralmente está intimamente ligada à estruturação da cadeia de valores da empresa.
Uma ferramenta útil para sustentar a competitividade é a gestão estratégica de custos. Visa compreender onde...
tracking img