Gestão de custos abc

Páginas: 14 (3271 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
BC
RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo a identificação e classificação dos custos ambientais de uma empresa que tem como atividade principal o tratamento de água e esgoto. Trata-se do Serviço de Água e Esgoto – SAEF, uma empresa pública estabelecida no município de Porto Ferreira, no Estado de São Paulo. Para este fim, foi utilizado o método de Custeio Baseado em Atividades -ABC, às atividades ambientais dessa entidade. As técnicas metodológicas utilizadas foram o estudo de caso, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.

JUSTIFICATIVA

Através do método de custeio baseado em atividades – ABC, nesse trabalho são identificados os custos das atividades relacionadas com a questão ambiental do Serviço de Água e Esgoto Ferreirense (SAEF), uma empresa desaneamento, estabelecida no município de Porto Ferreira, no Estado de São Paulo. O montante de custos é um assunto relevante para todas as empresas, pois com base nesta informação são tomadas decisões importantes na gestão dos negócios.

Com um número maior de exigências legais, as empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras necessitam ter maior controle sobre os seus gastos eacredita-se que a identificação, classificação e mensuração do mesmo proporcionará informações mais apuradas e auxiliarão melhor a tomada de decisões gerenciais

METODOLOGIA

Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, o estudo de caso foi utilizado com o intuito de conhecer a estrutura e particularidades de uma empresa que exerce atividades potencialmente poluidoras. Foram utilizadas a pesquisabibliográfica e a pesquisa documental.

Para fins de delimitação, este trabalho aborda a utilização do custeio baseado por atividades relacionado somente com os eventos relacionados com a variável ambiental que ocorreram na empresa no segundo semestre do ano de 2010. Por se tratar de um estudo de caso, os resultados obtidos se referem somente às particularidades da empresa em questão.INTRODUÇÃO

Segundo Padoveze (2000) a Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio das entidades e suas mutações. A contabilidade ambiental, um tema emergente da área contábil, foca questões ambientais relacionadas às atividades das empresas. Este tema ganhou destaque no Brasil a partir da década de 1990, com grandes avanços na legislação ambiental, no que diz respeito àfiscalização e punição pro crimes ambientais. Dessa forma, maior cuidado e atenção passaram ter quanto a suas atividades e obrigações legais

A abordagem dos custos ambientais gera informações válidas e úteis para os usuários internos das informações contábeis. Principalmente os gerentes e demais tomadores gerenciais, que precisam gerir estrategicamente os seus recursos disponíveis.

A utilização de ummétodo de custeio para identificar os custos ambientais surge como necessidade, tendo em vista a relevância deste tipo de informação para as companhias que querem se manter competitivas. Portanto quais serão os benefícios de identificação dos custos ambientais de uma empresa utilizando-se o custeio baseado em atividades?

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES – ABC

O custeio baseado em atividades éconsiderado por muitos autores uma ferramenta de gestão, seu uso poderá ser um complemento para os sistemas tradicionais, auxiliando a administração de custos, custeio do produto e no suporte de processos de gerenciamento (NAKAGAWA, 2001)

Trata-se de um sistema de custeamento de produtos e serviços baseados nas atividades executadas pela empresa durante o seu processo de fabricação e/ouprodução de serviços e é definido pela seguinte forma:

E um método de custeamento que identifica um conjunto de custos para cada evento ou transformação (atividade) na organização que age como direcionador de custos. Os custos indiretos são então alocados aos produtos e serviços na base do número desses eventos ou transações que o produto ou serviço tem gerado ou consome como recurso. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custo abc
  • Custos abc
  • Custos abc
  • custo ABC
  • Custos abc
  • Custos ABC
  • Custos abc
  • Custo abc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!