Gestão de confltos preprojeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Rio Branco - Acre
2010
DANIEL CARDOSO CAVALCANTE

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Projeto de Estágio apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Tutor Orientador: DanielaGabriel Macedo Consorte
Professor Supervisor: Antônio Carlos Ferreira Portela

Rio Branco – Acre

2010

SUMÁRIO

1.4 Introdução Página 04
1.5 Justificativa Página 05
1.6 Objetivos Página 07
1.6.1 Objetivo geral Página 07
1.6.2 Objetivos específicos Página 07
1.7 Metodologia Página 08
1.8 Caracterização da organização em estudo Página 09
1.9 Principais tópicos da revisãobibliográfica Página 13
1.10 Cronograma Página 14
1.11 Referências Página 14




1.4 INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade os conflitos existem, basta apenas olharmos para a história da humanidade, onde por questões religiosas, culturais e politicas os homens fizeram guerras que culminaram em dor e sofrimento e destruição aos que por ela passaram. Porém ao observar os resultados negativosde suas ações violentas e impensadas, muitos buscaram soluções para solucionar os conflitos existentes, e hoje podemos observar um clima de paz e respeito. Então podemos observar que o conflito faz parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema social, político e organizacional.
Dessa forma o presente trabalhoabordará o seguinte tema: administração de conflitos, que tem por objetivo estudar a origem as causas dos conflitos nas relações interpessoais, segundo Chiavenato (2000), “as diferenças individuais trazem naturalmente diferenças de opinião, e essas discordâncias podem desencadear discussões, tensões, insatisfações e conflitos abertos, ativando sentimentos e emoções que afetam a objetividade e transformamo clima emocional do grupo”.
As situações de conflitos são componentes inevitáveis e necessários para a existência de grupos nas organizações, o conflito em si não é danoso, porém, é necessário saber lidar com ele e contornar a situação da forma menos prejudicial possível aos relacionamentos.

1.5 JUSTIFICATIVA

O conflito faz parte da natureza humana, pois as pessoas possuem personalidadediferente, com ideologias, caráter, costumes e cultura, característicos de cada um, sendo isto, um grande desafio para os gestores de recursos humanos, pois, na maioria das vezes essas diferenças contribuem para prejudicar o clima organizacional que, segundo Chiavenato (1999, p. 323), “constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica, característica em cada organização”. Saberencontrar soluções desenvolvendo uma política de bom viver é fundamental para melhorar o convívio no ambiente de trabalho.
Na empresa onde foi realizado o estágio, foi identificada uma situação na qual é um ponto negativo para o bom relacionamento entre os colaboradores, através de diálogo feito com os colaboradores foi observado que há conflitos no relacionamento interpessoal, onde pessoas quetem visões e valores errados buscam por meio maldosos crescer na empresa criando fofocas e espalhando boatos e informações não comprovadas entre seus colegas de trabalho é a chamada “rádio peão”, que acaba criando um ambiente de trabalho prejudicado que afeta a qualidade dos serviços, gerando atrasos e dificultando a integração das áreas. Uma das maiores dificuldades encontradas pela empresa ésanar os conflitos e saber quem inicia os boatos, e também a empresa não tem uma política de administração de conflitos.
De certo que uma boa sugestão seria os gestores manterem os colaboradores informados dos acontecimentos da empresa, buscassem esclarecer boatos, realizar reuniões periódicas, permitir que as pessoas façam perguntas, exponham seus receios e expectativas realizar dinâmicas para...
tracking img