Gestão de conflitos no processo de mudança organizacional

GESTÃO DE CONFLITOS NO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL





Francisléia Neri Nascimento[1]


Sophia Faustini de Araújo[2]





Resumo


Este trabalho traz uma discussão sobre astemáticas Gestão de Conflitos e Mudança Organizacional relatando cada aspecto desses, propiciando uma leitura que contribuirá para o conhecimento daqueles que buscam se aprofundar nesses temas. Aotrabalhar esses temas juntos, percebemos que a mudança gera conflitos e esses passam por um processo de gestão em busca de uma solução que acarretará um resultado, que pode ser positivo ou negativo paraa organização. O método adotado para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica.











Palavras chaves: Gestão de Conflitos, Mudança Organizacional,INTRODUÇÃO

Ao observar as mudanças que vem ocorrendo de forma global, percebe-se que as organizações precisam modificar os seus processos, estratégia e estrutura para não perder sua competitividade.Quando essas mudanças são implementadas podem ocorrer conflitos – que são o resultado do confronto de opiniões divergentes – e para solucioná-los inicia-se um processo de gestão de conflitos em busca deum resultado satisfatório.
O objetivo geral desse estudo é verificar como as mudanças organizacionais geram conflitos e como a gestão destes conflitos pode contribuir para o desenvolvimento dasmesmas ressaltando os seguintes tópicos:
• Conceituar Gestão de Conflitos
• Diferenciar Conflito de Problema
• Definir Conflitos Organizacionais
• Definir as etapas da MudançaOrganizacional
• Relacionar Gestão de Conflito e Mudança Organizacional
Este trabalho caracteriza-se por ser um trabalho exclusivamente bibliográfico que servirá de referência para trabalhosposteriores, que explorem a gestão de conflitos e a mudança organizacional tendo em vista a atualidade dos temas e a necessidade de sempre serem trabalhados nas organizações.

Este trabalho se baseia somente...
tracking img