Gestão de competências

Páginas: 21 (5130 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
TRABALHO ORAL

EMPREENDEDORISMO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Empreendedorismo na gestão da informação e do conhecimento

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
AMARAL, R. M.1

RESUMO O artigo tem o intuito de discutir uma estratégia realística que viabilize a implantação da gestão de pessoas por competências (GPPC) nas organizações públicas brasileiras. Através dolevantamento bibliográfico é apresentando uma visão consistente sobre como o conceito de competências, bem como do modelo GPPC, podem ser adaptados ao setor público. A contribuição do artigo está no fato de visualizar “brechas” para a aplicação de alguns processos da GPPC no setor público, como por exemplo: treinamento e desenvolvimento; recrutamento e seleção; e carreira e sucessão, garantindo a sualegitimidade no ambiente público. Palavras-chave: Gestão de pessoas por competência. Mapeamento de competências. Organização pública.

ABSTRACT The article has the intention of discussing a realistic strategy to allow deployment of the management skills of people by (GPPC) in Brazilian public organizations. Through the survey literature is presenting a consistent vision of how the concept ofskills, and the model GPPC, can be adapted to the public sector. The contribution of the article is in fact show "loopholes" for the application of some cases of GPPC in the public sector, such as: training and development, recruitment and selection, and career and succession, ensuring its legitimacy in the public environment. Keywords: Management of Competencies. Competencies Mapping. Organizationpublic.

2

1 INTRODUÇÃO Todas as organizações estão imersas num ambiente que apresenta continuamente contingências e desafios para o seu desenvolvimento, cuja superação depende da capacidade para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças (PORTER, 1989). No entanto, é desse mesmo ambiente que as organizações podem colher as pistas cuja análise permite revelar caminhos, para ofortalecimento de sua competitividade, tendo em vista a complexa combinação de produtos, clientes, concorrentes, parceiros, tecnologias, indivíduos e outros (FULD, 1995). Para contextos como esse, em que a evolução contínua dos profissionais é requerida, é que se desenvolveu o modelo de gestão de pessoas baseada em competências (GPPC). Nele, os profissionais são vistos como talentos a seremcontinuamente lapidados, de forma a desenvolverem as competências-chave tanto para o seu sucesso como indivíduo, quanto para o sucesso da organização (DUTRA, 2000; 2004). O fato da gestão por competências ser um modelo relativamente recente e complexo, têm contribuído para a manutenção das incertezas quanto à factibilidade e a maneira de se aplicar esse modelo de gestão ao setor público brasileiro. Osresultados do setor privado servem de inspiração para o setor público, porém em termos da GPPC não podem ser exportados diretamente ao setor público, pois este segue uma lógica diferente do setor privado. O presente artigo contribui para a superação dessa condição,

apresentando uma visão consistente sobre como o conceito de competências, bem como do modelo GPPC, podem ser adaptados ao setor público.Além disso, o artigo apresenta um método realista, inspirado na teoria, para a implantação da GPPC no setor público.

3

2 COMPETÊNCIA Neste trabalho, considera-se competência o termo utilizado para qualificar a pessoa apta a realizar, no presente, sua atividade com maestria, tendo, para tanto, suficiente conhecimento, habilidades e atitudes. Esse conceito trata a competência como um termoamplo, composto por aspectos intelectuais, emocionais e morais, importantes para o desempenho adequado das funções nas quais o profissional é dito competente. Além disso, a definição deixa claro que não se pode atribuir a um indivíduo o título de competente ou incompetente, já que esses são “estados” e não situações imutáveis. E é justamente por isso, que todos os profissionais, mesmo aqueles já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão por competencias
  • Gestão por competências
  • Gestão por competência
  • Gestão por Competências
  • GESTÃO POR COMPETÊNCIA
  • gestão de competências
  • Gestao por competencia
  • Gestão por competências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!