Gestão de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor Joel Souza Dutra nos dá uma visão ampla da gestão de carreira e a importância de que nós devemos, enquanto profissionais, ampliar as nossas percepções de carreira criando oportunidades para dialogar e trocar experiências em equipes. Com este referencial, busca-se desenvolver a autonomia para que possamos aprender a assumir uma maior responsabilidade pelo nosso próprio processo deaprendizagem e, conseqüentemente, adaptar parte deste aprendizado à gestão de nossas próprias carreiras.

Com o objetivo de ampliar a percepção sobre as suas atuais atribuições e o perfeito alinhamento com os novos paradigmas empresariais, muitos profissionais recém-formados na universidade têm encontrado nos cursos de pós-graduação “lato sensu” uma oportunidade de compartilhar suas preocupações,dúvidas, anseios e, principalmente, de conversar sobre os seus medos num ambiente de troca de experiências em equipe.

As exigências estão por ordem de importância: capacidade de trabalhar em equipe, boa comunicação, capacidade de apresentar idéias, dimensionamento de tempo, autonomia para aprender e, por último, conhecimento técnico. Ao analisar a ordem de classificação das exigências, podemosreordená-la tendo por base algumas experiências de alunos de cursos de graduação e pós-graduação no que se refere à autonomia para aprender que, na pesquisa citada, ocupou o quinto lugar e que nos dias de hoje poderia estar entre as primeiras daquela lista de exigências.

A partir da ampla interpretação que o termo “autonomia para aprender” possa provocar, é necessário enfocá-la apenas no sentido deque o profissional, com a orientação adequada e num ambiente que incentive a troca de experiências em equipes, pode ser capaz de assumir grande responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem e, conseqüentemente, adaptar parte deste aprendizado à gestão de sua própria carreira. A construção de uma carreira bem-sucedida pode ser encarada como uma interminável sucessão de disputas diáriaspela ocupação dos melhores espaços profissionais. Espaços que são conquistados por meio de estratégias eficazes.

A carreira – como todos os homens – nasce, cresce, amadurece e morre. A palavra “carreira” se origina do latim via carraria, estrada para carros.

Quando nós trafegamos por uma estrada devemos respeitar a sinalização, os limites de velocidade e ter a devida habilitação paradirigir. Se estas condições não forem respeitadas, estamos sujeitos às penalidades aplicadas pelos órgãos responsáveis pelas leis de trânsito. Por analogia, ao longo de nossa carreira em uma empresa, também devemos respeitar a cultura organizacional, sua hierarquia formal e fluxo de poder informal e ter a devida qualificação profissional.

Nós podemos entrar numa estrada de carro, de ônibus, debicicleta ou mesmo a pé. Nesta estrada vamos nos deparar com outros veículos em velocidades e destinos diferentes. Numa organização, os profissionais iniciam sua trajetória em momentos diferentes e com qualificações diferentes. É necessário respeitar os ritmos de trabalho de cada profissional bem como as suas ambições nas carreiras e ocupações que escolheram. Também podemos entrar numa estrada com sol,chuva, nevoeiro e, ao longo do trajeto, podemos encontrar acidentes, obras e desvios. Numa empresa, o clima organizacional e as atividades do dia-a-dia determinam o comportamento das pessoas. Dependendo das reações a estes comportamentos, são necessários alguns ajustes e correções de rotas. As mudanças no tempo também têm o seu correlato com as mudanças nas organizações, que representam o grandecomplexo social e tecnológico voltado para objetivos econômicos, na busca da oferta de bens e serviços.

Nos cursos de pós-graduação, existem freqüentes oportunidades para desenvolver bons diálogos sobre cinco necessidades (competências) muito requisitadas pelas empresas com relação aos profissionais, em qualquer área de conhecimento. Estas necessidades estão representadas nas capacidades de:...
tracking img