gestão das organizações comtemporânea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 desenvolvimento 8
3 . conclusão 16
bibliografia 18


1 INTRODUÇÃO

    A instituição escolar escolhida pelo grupo para a investigação no preparo desta produção de aprendizagem é uma Escola Estadualde Ensino Médio denominada Irmã Carla Giussani e é uma instituição escolar formal que atende jovens e adultos. O objetivo desse trabalho é nortear o que é de mais relevante na forma como é estabelecido a atividade pedagógica da escola e a sua administração, assim como auxiliar no processo ensino – aprendizagem, desenvolvendo de maneira flexível em todos os que fazem parte do contexto escolarcontribuam para uma educação inclusiva e de qualidade dentro desta proposta, conhecida pelo grupo, através dos documentos formais da escola, o grupo pôde observar que a escola cumpriu com tudo o que está em seus documentos formais.
Desta forma a Escola entende o aluno como um sujeito que aprende e constrói sua própria estória, a concepção da escola assumida pela comunidade educativa é que a mesmavive um constante e permanente processo de construção, de conhecimento, valorizando a questão cultural dos sujeitos que participam deste espaço educativo.
Em consequência, para participar ativamente desse tipo de sociedade, nas diversas e múltiplas funções por ela desenvolvidas, se faz necessário o ingresso na cultura letrada. Ora, sendo essa forma de cultura um processo formalizado, sistemático, sópode ser atingida através de um processo educativo também sistemático. A sociedade moderna não pode mais se satisfazer com uma educação difusa, assistemática e espontânea, passando a requerer uma educação organizada de forma sistemática e deliberada, isto é, institucionalizada o que veio a colocar a educação escolar como a forma principal e dominante de educação.
Na educação não existe um mundodiferenciado, ou seja, ela é realizada de acordo com as condições socioculturais de cada sociedade, que proporciona a constituição de indivíduos de acordo com a estrutura de educação, pois os sujeitos são manipulados conforme os seus padrões morais, éticos, políticos, pedagógicos, etc.
O modelo de gestão da escola Irmã Carla Giussani está voltado para a inclusão, atendendo a diversidade dealunos, independente de suas procedências socioeconômicas, acumulo intelectual e expectativas educacionais que visem melhorias tanto no nível ensino – aprendizagem como na parte técnica - pedagógica e administrativa, por outro lado é imprescindível a substituição dos paradigmas do passado por novos paradigmas como: projetos que envolvam a administração participativa, inter e multidisciplinar,competência, habilidade, contextualização, democratização, relação entre eficiência/eficácia e efetividade/relevância, todos esses conceitos paradigmáticos precisam ser internalizados no vocabulário do gestor como nova ação, por que isso implica na nova cultura organizacional.
O educador não é aquele que transmite um tipo de saber para seus alunos, como um simples repassador de conhecimentos. O papel doeducador é bem mais amplo ultrapassando esta mera transmissão de conhecimentos.




2 desenvolvimento
A Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional (LDBEN 9,394/96) no artigo 15º concedeu à Escola Irmã Carla Giussani progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seupróprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a atender o que a sociedade espera. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e a equipe escolar uma atuação que torna sujeito histórico de sua prática.
Pensar num processo de construção de um projeto político-pedagógico requer uma reflexão profunda sobre o significado e importância do mesmo...
tracking img