Gestão da tecnologia da informação

Páginas: 11 (2553 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
Segurança em Redes Sem Fio (Wireless)

DIEMES BETIM SIQUEIRA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar os detalhes das redes sem fio padrão IEEE 802.11 e seus protocolos de segurança WEP-Wired Equivalent Privacy e o WPA-Wi-Fi Protected Access. Primeiramente damos uma pequena introdução sobre o princípio das redes wireless, buscando mostrar ainda suas vantagens, seus aspectos desegurança, suas características e fragilidades.

Palavras-chaves: Padrão IEEE802.11, segurança de redes, Weireless, WEP, Criptografia.

1- INTRODUÇÃO

As formas de comunicação dos computadores vêm evoluindo ano após ano, E o rápido crescimento da Internet criou uma demanda concorrente pelos benefícios que ela traz como portabilidade, flexibilidade e produtividade aumentada e hoje énotável o crescimento da comunicação via rádio. As redes via rádio destinadas a fazer o papel das redes locais são denominadas Redes Wireless, conhecidas também como comunicação sem fio.

“As redes sem fio consistem em redes de comunicações por enlaces sem fio como rádio freqüência e infravermelho que permitem mobilidade contínua através de sua área de abrangência.As redes sem fio são compostas por sistemas móveis, que têm como principal e mais difundido representante as redes celulares.” (Bezerra, 2004).

As redes Wireless constituem uma forma flexível e passível de mudança contribuindo assim, para o barateamento na implantação de redes de computadores, pois em alguns casos dispensa o uso de infra-estrutura de cabeamento estruturado, na figura 1.abaixo mostra os elementos de uma rede sem fio.

Figura 1: Elementos de uma rede sem fio.
Fonte:( KUROSE, JAMES F. E ROSS, KEITH W.,2006)

Atualmente as redes sem fio são definidas em três padrões de troca de informações sem fios, sendo:
WLAN (Wireless Local Area Networks) definidas pelo padrão IEEE 802.11 e de acordo com Silva (2004) e Swaminatha (2002) apudFranceschinelli (2003), a rede local sem fio (WLAN) é basicamente uma extensão, ou alternativa para uma rede com cabo, pois oferece a mesma funcionalidade, salvo de ter maior flexibilidade, maior rapidez, facilidade de instalação e conectividade em ambientes diversos, tais como: prediais, escritórios, campus universitário, entre outros. A sua constituição é dada pelo uso de transmissores, receptores e umponto de acesso onde os dados são modulados, o que permite a transmissão e a recepção desses dados pelo ar.

WPAN (Wireless Personal Area Networks) definidas pelo padrão Bluetooth, atualmente incorporado no padrão IEEE 802.15 as redes sem fio foram concebidas para ser usadas tanto nas transmissões de longas e curtas distâncias. As transmissões de curtas distâncias são baseadas nas áreaspróximas dos utilizadores, e são denominados de rede sem fio de áreas pessoais.

WMAN (Broadban Wireless Metropolitan Area Networks), definidas pelo padrão IEEE 802.16 é uma rede sem fio de área metropolitana (WMAN) e também é conhecida por redes sem fio de banda larga. A rede WMAN é a concorrente principal da fibra óptica, uma vez que possui maior mobilidade e disponibilidade comparado aotradicional meio DSL (Digital Subscriber Line), uma vez que esse possui limitações na distância da transmissão e no custo. (Silva et Al, 2005).
Mas com esses tipos de comunicação cresce também a preocupação com a segurança dos ambientes computacionais existem diversas vulnerabilidades encontradas no padrão IEEE 802.11.
“As tecnologias de redes sem fio destinadasao uso em Wireless LANs (Local Area Networks) foram padronizadas pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) através do grupo 802.11. o objectivo dessa padronização era definir um nível físico para redes onde as transmissões são realizadas na frequência de rádio (RF) ou infravermelho (IR), e um protocolo de acesso ao meio.” (Franceschinelli, 2003).

O padrão 802.11...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da informação na gestão
  • GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • Gestão em Tecnologia da Informação
  • PIPA
  • Tecnologia da informação na gestão contabil
  • GESTAO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • Pim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!