Gestão da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS GURUS DA QUALIDADE

A filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém.Claro é que podem ser lembrados outros especialistas além dos que serão abordados,entretanto os citados adiantepodem ser considerados como referencias obrigatórias ao melhor entendimento do que hoje orienta a abordagem da qualidade.Este trabalho tratará, entre outros, dos seguintes estudiosos:
•DEMING
•JURAN
•CROSBY
•FEIGENBAUN
•ISHIKAWA
W. EDWARDS DEMING
Adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas conhecido como PDCA (Plan, Do, Check,Action), ou ciclo de Shewhart.
Os 14 pontos de Deming para a melhoria da qualidade (veja abaixo os 14 passos recomendados por Deming), as sete doenças mortais da qualidade e os 12 grandes obstáculos tornaram-se uma referência universal no ensino e na prática da qualidade. Ávida e a obra de Deming foram objeto de quatro livros biográficos que se tornaram Best da gestão.

Os 14 passosrecomendados por Deming:
1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade.
2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa.
3 Termine com a dependência da inspeção como via para a qualidade.
4 Minimize os custos com a seleção de um fornecedor preferencial.
5 Melhore de uma forma constante e contínua cadaprocesso.
6 Promova a aprendizagem no terreno (training on the job).
7 Encare a liderança como algo que todos podem aprender.
8 Não lidere com base no medo. Evite usar um estilo autoritário de gestão.
9 Destrua as barreiras entre os departamentos funcionais.
10 Elimine as campanhas ou slogans com base na imposição de metas.
11 Abandone a gestão por objetivos com base em indicadores quantitativos.12 Não classifique o desempenho dos trabalhadores ordenando-os por ranking.
13 Crie um ambicioso programa de formação para todos os empregadores.
14 Imponha a mudança como sendo uma tarefa de todos os trabalhadores.

JOSEPH M. JURAN

Joseph Juran é considerado o primeiro guru que aplicou aqualidade à estratégia empresarial, em vez de a ligar meramente à estatística ou aos métodos de controle total da qualidade.Ele acredita que os processos de negócio é a maior e a mais negligenciada oportunidade de melhoria. Os estudos indicam que 85% dos problemas de qualidade são causados por processos de gestão. Juran considera o planejamento a segunda prioridade, um esforço que deve ter aparticipação das pessoas que o vão implementar.Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia:
O planejamento da qualidade:
Identificar os clientes, determinar as suas necessidades, criar características de produto que satisfaçam essas necessidades, criar os processos capazes de satisfazer essas necessidades e transferir a liderança desses processos para o níveloperacional.
A melhoria da qualidade:
Reconhecer as necessidades de melhoria, transformar as oportunidades de melhoria em uma tarefa de todos os trabalhadores, criar um conselho de qualidade que selecione projetos de melhoria, promover a formação da qualidade, avaliar a progressão dos projetos, premiar as equipes vencedoras, divulgar os resultados, rever os sistemas de recompensa para aumentar onível de melhorias e incluir os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.
O controle da qualidade:
Avaliar o nível de desempenho atual, comparar com os objetivos fixados, tomar medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.
A FAMOSA TRIOLOGIA DE JURAN
Melhoria da qualidade
1 Reconheça as necessidades de melhoria.
2 Transforme as...
tracking img