Gestão da qualidade

Etapa n° 1
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma seqüência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. É uma ferramenta administrativa que auxilia na organizaçãode um projeto ou processo. Seu nome deve-se a abreviatura de verbos em inglês:
* Plan (Planejar): consiste em estabelecer metas e objetivos, bem como os métodos que serão utilizados para que sejamrealizados;
* Do (Executar, fazer): é a etapa de implementação de acordo com o que foi estabelecido anteriormente no planejamento;
* Check (Verificar, checar): analisar os dados e medir se osobjetivos e metas foram alcançados da forma como desejado;
* Act (Agir): definir quais as mudanças necessárias para garantir a melhoria contínua do projeto.

Importância do Ciclo PDCA
É fácilexplicar a importância do ciclo PDCA depois de dizer para que ele serve, ou seja, se o objetivo desta ferramenta é garantir que todos os resultados possam ser controlados de forma que a eficiência decada um possa ser ainda melhor, qual a empresa que não quer adotar esta prática e melhorar todos os processos?
Devido a esta grande utilidade e ao fato de ajudar a evitar erros, o PDCA é consideradouma ferramenta de qualidade que pode ser utilizada em uma micro, pequena, média ou grande empresa. Isso porque ele é um método rápido e eficaz na resolução de problemas.
Um ponto muito importantedo ciclo PDCA é o envolvimento das pessoas na execução das tarefas, pois se não há comprometimento, não há sucesso nos resultados.
Uma das maneiras de conseguir este comprometimento é investir notreinamento do pessoal e na conscientização da equipe sobre o objetivo da empresa em chegar aos resultados esperados.
Após ter uma boa equipe para a realização das tarefas, elas devem ser feitas da melhormaneira possível até que os dados possam ser coletados para a verificação do processo.
Cuidados na implementação do Ciclo PDCA
Por se tratar de uma ferramenta administrativa de controle que...