Gestão da mudança

Páginas: 9 (2015 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
Curso Gestão de Recursos Humanos

Gestão da Mudança
Construindo a Mudança

São Paulo,
2011
Curso Gestão de Recursos Humanos

Gestão da Mudança
Construindo a Mudança

São Paulo,
2010

Sumário

Conceito de Gestão da Mudança

A Gestão da Mudança corresponde a um processo de reinventar ou reestruturar umacultura organizacional, a estratégia e a estrutura organizacional, o que faz colocar de parte as práticas tradicionais na organização. Nos dias de hoje, a mudança é um fenomeno descontínuo, rápido e imprevisível, logo os gestores devem estar preparados para responder à incerteza do seu meio de atuação.

É uma abordagem para uma nova estruturação de indivíduos, equipes e organização paramudarem de um estado atual para um estado futuro desejado e objetiva empregados aceitarem mudanças no seu ambiente de trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho reporta-se "como as mudanças nas novas estruturas organizacionais têm influenciado o ambiente de trabalho e quão é importante construir a mudança através de seus colaboradores ".

Sempre podemos considerar que a mudançaveio da transformação da velha organização, e como saber da organização do futuro?. É importante saber identificar quais os fatores e quais contribuíram para alavancarem as mudanças? Por que as pessoas alteram sua maneira de agir? Serão os impactos causados pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação os principais fatores responsáveis pela mudança? Ou será que tudo está centradonas relações das pessoas com outras pessoas e sua relação no ambiente de trabalho que impulsiona este mudar, este fazer diferenciado nas organizações?

Devemos procurar os motivos reais, pois representa a fase inicial de conscientização do rompimento de valores já impostos na organização. Portanto, de algum modo necessita-se verificar o problema, pois é uma questão de adaptação e desobrevivência da própria espécie humana. É um momento para se pensar sobre inúmeros aspectos de transição e transformação das estruturas organizacionais. Compete às pessoas entenderem quais os valores a serem preservados, estimulados ou mudados.

Enquanto o homem não se conhecer dentro de suas limitações sociais, políticas e biológicas será muito difícil que não se esteja se destruindo.E qual será o futuro do Ser Humano?

Portanto, a essência está centrada na questão de como o ser humano interage em seu meio, o compromisso, sua responsabilidade coletiva, como ocorre sua alienação e, principalmente, a dignidade do trabalho.

Os valores, junto com as normas, as crenças compartilhadas e os símbolos constituem os elementos da cultura de uma sociedade ou de umaorganização.

A cultura é para a sociedade ou para a organização o que a memória é para os indivíduos. A cultura inclui todas aquelas soluções que funcionam no passado e são adaptadas ao cotidiano. As pessoas passam, mas as suas contribuições ficam e se transformam em componentes da cultura sob a forma de metas ou valores, de crenças ou de modelos de comportamento.

Os componentesprincipais das organizações são os valores, os papéis e as normas. Esses definem e norteiam o funcionamento da organização.

Compreender principalmente a ação dos valores em uma organização é sobretudo estar consciente de sua influência e poder de provocar mudanças.

2 MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

Nas organizações deste milênio são as pessoas que fazem a diferença. O capitalintelectual da organizações está centrado no conhecimento das pessoas. Resgata-se a soma das competências e habilidades de cada um. O resultado desta soma de todos é maior que a própria organização.

Surge nesse momento de transições de valores e permeando essa intensa mudança organizacional o reconhecimento da educação como base do processo de aprendizagem. A aprendizagem do ser humano,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da mudança
  • Gestão De Mudanças
  • GESTÃO DE MUDANÇAS
  • Gestão de Mudança
  • Gestão de mudanças
  • mudanças de gestao
  • Gestao da mudança
  • Gestão de mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!