Gestão da inovação em pequenas e médias empresas

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
Gestão da inovação em pequenas e médias empresas
Carla Carneiro Pita
Engenheira Química pós-graduada em Gestão de Projetos e MBA - Gestão de Negócios pelo Ietec.

RESUMO
 
Este artigo tem como objetivo aprestar o processo de inovação nas Pequenas e Médias empresas (PME) e mostrar as principais dificuldades dessas empresas em inovar. Em função das dificuldades o Governo e órgãosprivados disponibilizam alguns mecanismos de fomento, ainda insuficientes, para que auxiliem essas empresas a caminharem rumo ao desenvolvimento tecnológico e industrial e manterem produtivas e competitivas num mercado amplamente globalizado.
 
Essa política de incentivos é um elemento indispensável para que as PME consigam se manter no mercado. E Governo e empresas necessitam compreender que ainovação é uma força propulsora do crescimento econômico – a capacidade inovativa é o grande diferencial competitivo.
 
Na economia mundial do conhecimento onde a capacidade de inovação fundamental para a competitividade, exige-se rapidez na difusão da inovação.

INTRODUÇÃO

Uma nação é forte quando tem um grande número de pequenas e médias empresas permeando todos os setores produtivos e difundidasem todos os segmentos da economia e regiões. A estratégia de inovação via agregação de novos processos e padrões tecnológicos e a busca de maior flexibilidade constituem caminho alternativo adotado para as pequenas e médias empresas se inserirem competitivamente num processo de demandas mutantes, instáveis e diferenciadas (CARON, 2004).
 
Dessa forma a revolução tecnológica irá significar aoportunidade de sobrevivência, crescimento e transformação dessas organizações ao invés da idéia de falência das pequenas e médias empresas.
 
Inovação é uma combinação de necessidades sociais e de demandas do mercado com os meios científicos e tecnológicos para resolvê-las. A inovação tecnológica é entendida como a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços que possam sercolocados no mercado.
 
Apesar da significativa participação da pequena empresa na economia brasileira, aparentemente, ainda apresentam uma baixa capacidade de inovar e competir no mercado globalizado. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), aponta que apenas 10% das empresas brasileiras de pequeno porte realizam pesquisas sobre as expectativas doconsumidor. Essa situação compromete o processo da introdução da inovação e a própria competitividade.

A INOVAÇÃO E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

As MPE são empresas com pequeno capital, ou seja, são unidades produtivas sem expressiva acumulação de capital, moldadas a partir das particularidades do ambiente competitivo onde se inserem.
 
Pequenas e médias empresas brasileiras sabem que inovar éimprescindível para seu funcionamento e permanência no mercado. Isso é o que mostra o resultado da pesquisa do Comitê Inovação nas Pequenas e Médias Empresas (PME) da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei).
 
De acordo com a pesquisa, é o mercado dinâmico e competitivo que impulsiona as empresas a investir em inovação. Uma inovação bemsucedida pode representar melhor posicionamento no mercado (ou em alguns casos a liderança) e até mesmo a sobrevivência de uma empresa. As PME inovam principalmente para aumentar a eficiência e produtividade, por conta das oportunidades de mercado e para reagir à concorrência. A busca por maior lucratividade e a exigência dos clientes também estão entre os fatores que motivam a inovação.
 
Para odiretor da Anpei Martin Izarra, um dos pontos positivos evidenciados pela pesquisa é a forma como os entrevistados percebem a inovação. Ela é retratada pelas empresas como o desenvolvimento de novos produtos ou melhoria dos existentes. A inovação é apontada também como a adoção de novos processos. Isso é um bom sinal, visto que anteriormente eram consideradas inovações apenas as aquisições e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão de pequenas e medias empresas
  • Gestao de pequenas e medias empresas
  • Gestão de projetoe me pequenas e medias empresas
  • Gestão de projetos em pequenas e médias empresas
  • Gestão e marketing para pequenas e médias empresas
  • Gestão empresarial para pequenas e medias empresas
  • Gestão da qualidade nas pequenas e médias empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!