Gestão contemporânea da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3340 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão contemporânea da qualidade
Objetivo do capitulo:
Proporcionar ao leitor uma visão sistemática da qualidade e da sua importância no atual cenário globalizado; discutir as tendências dos processos de gestão da qualidade e os impactos causados na administração das organizações, compreendendo que uma organização e um conjunto de partes que se relacionam entre si. Sugerir uma reflexão sobreos custos e impactos da não qualidade nas organizações.
Resumo:
Neste capitulo são apresentados os principais conceitos de qualidade, faz-se um breve relatório da historia e evolução da qualidade, e de como as percepções e definições sobre qualidade foram se modificando, nos diferentes momentos de sua evolução, aborda desde os primeiros movimentos do controle e dos programas de qualidade, ate osatuais sistema de gestão da qualidade que envolvem, a organização, realiza também uma breve analise dos principais sistemas de gestão e das ferramentas mais utilizadas atualmente, comparando os resultados obtidos pelas organizações na implantação dos diferentes sistemas.
Introdução:
A qualidade dos produtos e serviços não pode mais ser vista como um diferencial nas organizações, mais sim como acondição básica para se manterem, competitivos no mercado. Os consumidores modernos, quando os adquirem, pesquisam e comparam durabilidade, custo, garantia e benefícios intangíveis que traduzem todo o processo de qualidade, desde a concepção de um produto ou serviço ate a chegada ao consumidor final.
Em um passado recente, quando se falava em qualidade considerava-se que, para obtê-la, eranecessário um grande esforço. Porem, elementos como mercado aberto, consumidores exigentes, principalmente, aumento da concorrência e da competitividade enfatizado pela globalização, foram mostrando, com rapidez surpreendente, que produzir qualidade não deveria mais ser visto como um esforço, mais, sim, como uma necessidade para quem deseja permanecer no mercado.
Hoje, no entanto, já não se gasta maistempo discutindo o porquê da qualidade, mais sim, como obtê-la. Dessa forma, as empresa buscam estratégias, ferramentas, métodos e mecanismos de gerenciamento de qualidade cada vez mais complexo e completos que possam atender a realidade e necessidade do atual mercado competitivo globalizado.
3.1- Histórias e evolução da qualidade
Embora os conceitos de qualidade tenham progredido maisrapidamente ao longo dos últimos anos, nota-se, no entanto que a preocupação com a qualidade sempre existiu ao longo da historia da humanidade.
De acordo com Maximiano, a ideia de qualidade foi discutida primeiramente pelos filósofos gregos, que pensaram no ideal da excelência. Para os gregos, a excelência era absoluta: era o ideal mais elevado.
Para Algarte e Quintanilha, a qualidade sempre estevepresente na vida do homem. No inicio, para sobreviver, ele já se preocupava com a qualidade dos alimentos que plantava e extraia da natureza. Dessa forma, além da luta pela sobrevivência, havia uma preocupação natural do homem em buscar a qualidade.
Eles descrevem a evolução histórica da qualidade ao longo do tempo. Na china antiga (sec. 16 a. c. ao 11 a. c.), a indústria artesanal atingiu alto grau dedesenvolvimento e sua qualidade sempre chamou a atenção do mundo por sua beleza, praticidade e durabilidade. Na época (sec. 11 a. c. ao 8 a. c.), por exemplo, havia decretos, que diziam ser proibido colocar a venda utensílios, carros, tecidos de algodão e seda cujas as dimensões ou requisitos da qualidade não atendessem aos requisitos da norma.
Outro exemplo desse sistema de controle são asmuralhas ao redor da cidade: as construções das muralhas da cidade tinham garantia de um ano. Se apresentassem danos nesse período, os responsáveis seriam punidos e o trabalho refeito sem ônus para o estado. As regras da época exigiam a gravação do nome do artesão nas peças, obrigando que estes realizassem um rígido autocontrole para garantir a qualidade.
Os primeiros controles quase não usavam os...
tracking img