Gestão ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POSEAD EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO BANCÁRIA

GERUSA NEGRÃO ARRUDA

Gestão Empresarial Ambiental e Sustentabilidade : Possibilidades e Práticas no Setor Bancário

CAMPINAS
2010

GERUSA NEGRÃO ARRUDA

Gestão Empresarial Ambiental e Sustentabilidade : Possibilidades e Práticas no Setor Bancário

Estudo de caso apresentado como requisito parcial de avaliação dadisciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica - MBA Executivo em Gestão Bancária .

Orientador: Sandra Brant

CAMPINAS
2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

A relação “desenvolvimento x meio ambiente” é um tema presente na vida de todos, e que demanda um cuidado muito especial, principalmente, porque atualmente, a sociedade está sofrendo as consequências da falta de atenção dispensada a esta relaçãodurante toda a história. As nações, desde os tempos mais antigos, buscam expansão, enriquecimento e desenvolvimento, mas a preocupação com as questões ambientais é algo bem recente, e que começou a ter repercussão realmente a partir do início do século XX, quando começaram a surgir problemas como as epidemias, as crises energéticas e os desastres ambientais (NASCIMENTO, 2008). Durante muitotempo, o crescimento econômico foi priorizado, os recursos naturais considerados como ilimitados e não havia preocupação com desequilíbrios sociais, tampouco com os danos ambientais causados por este crescimento, uma vez que tais danos eram considerados normais, como se fosse o preço a se pagar pelo desenvolvimento. (ALVES, 2005)
Foi a partir da década de 1990 que temas como o DesenvolvimentoSustentável e Responsabilidade Social começaram a ser discutidos com maior frequência e acabaram se incorporando de maneira gradual ao dia a dia de toda a sociedade e também das empresas. Em 2002, foi realizada na África do Sul, mais especificamente na cidade de Joanesburgo, a conferência Rio+10, tratando principalmente o tema “Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, e o resultado destaconferência foi a elaboração do Protocolo de Kyoto, que é um termo de compromisso assinado pelos países participantes que regulamenta a emissão de resíduos e o consumo de recursos naturais, fixando inclusive, prazos para que tais regulamentações estejam definitivamente implantadas. É neste contexto que começa a se consolidar também o conceito de Gestão Ambiental, que tinha inicialmente característicasreativas, ou seja, era adotado pelas empresas como forma de adequação à legislação, e que passa a ser utilizado como recurso de competitividade e de manutenção da produção a médio e longo prazo. Com a mudança do perfil dos consumidores, a Gestão Ambiental passa a ser um diferencial que agrada a muitos destes consumidores. Além disso, a Gestão Ambiental também contribui para a manutenção daprodução a médio e longo prazo porque representa uma opção financeiramente viável, na medida em que existe controle desde a origem das matérias primas, até o descarte do produto ao final de sua vida útil, otimizando o uso dos recursos e eliminando ao máximo o desperdício.
O presente estudo tem como objetivo geral verificar como o Banco do Brasil S/A , utiliza a Gestão Empresarial Ambiental naprática de suas atividades, e como objetivos específicos:
Observar quais são as práticas empresariais sustentáveis utilizadas na rotina da empresa;
Verificar se a empresa possui certificações e quais são seus objetivos e estratégias em relação a estas certificações;
Verificar quais são os objetivos e estratégias em relação à imagem institucional, relacionados à questão ambiental.

2. REFERENCIALTEÓRICO

As mudanças ocorridas no planeta nas últimas décadas obrigaram a sociedade a mudar seu comportamento, de maneira que a questão da Sustentabilidade passou a ser muito mais que um tema a ser discutido em congressos ou assunto apenas de ecologistas; ela se tornou uma realidade, uma questão de sobrevivência para a geração atual, e principalmente para as gerações futuras.
Neste...
tracking img