Gestão ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

[pic]

Trabalho Semestral de Gestão Ambiental

Análise do filme: Erin Brockovich – Uma mulher de talento

São Paulo

2009

Trabalho Semestral de Gestão Ambiental

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Gestão Ambiental na Faculdade de CiênciasContábeis, Econômicas e Administrativas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência de avaliação parcial.

Orientador : Prof . Hermann Hrdlicka

São Paulo

2009

ÍNDICE

I – Introdução

II – Resumo do Filme

III – A contextualização histórica de como a questão ambiental era percebida

IV – Aspectos de Gestão Ambiental no filme

V – Gestão Ambiental nas EmpresasVI – A importância da pesquisa para a constatação ou solução de problemas ambientais

VII – Definição de aspecto e impacto ambiental e apresentação dos principais aspectos e impactos causados que aparecem no filme

VIII – Os efeitos do agente químico responsável pelas perdas humanas e da vida local: Cr6

IX– A importância da gestão de stakeholders para as empresas

X – Outros assuntosde interesse técnico ou socioambiental levantados pelo grupo e que aparecem no filme

XI – PG & E Compromisso Ambiental

XII – Conclusão

XIII – Bibliografia

I- Introdução

O trabalho a seguir trata-se de uma relação entre o filme Erin Brockovich – Uma mulher de talento com a questão ambiental que é percebida no filme. São abordadas questões ambientais em relação a uma empresa (PG &E's) que ignora suas obrigações ambientais e sua falta de conscientização prejudica várias pessoas inocentes.

Empresas como a PG & E's, citada no resumo a seguir tem um prejuízo muito maior ao agir de forma irresponsável em relação a questões ambientais, seria muito mais fácil agir de forma transparente.

O propósito desse trabalho é mostrar o que há alguns anos atrás o que era visto como um“trabalho” às empresas em relação a ter que criar saídas ambientalmente corretas em sua rotina e que gera custos a mais, hoje é visto como uma questão essencial ao meio ambiente e quando bem aplicada gera redução dos custos.

II - Resumo do filme: Erin Brockovich – Uma mulher de talento.

A protagonista da trama passa por momentos difíceis, tanto pessoais quanto profissionais. Ele se vêdesempregada, com três filhos para criar e diversos episódios de má sorte. Ele finalmente consegue um emprego em uma firma de advocacia, que não possui experiência profissional nem sequer se enquadra nos padrões de comportamento esperados para o setor (maneira de se vestir e portar). É nesta empresa que a Erin descobre uma pasta na qual existem diversas fichas médicas arquivadas em pastas de litígiosimobiliários, é então onde se desenrola todo processo de pesquisa em cima dos crimes ambientais feitos pela poderosa Pacific Gas and Eletric Company (PG&E).

Ela descobre que esta empresa polui as águas de um rio que abastece uma pequena cidade da Califórnia, no qual é registrado inúmeros casos de mortes, doenças e má formação dos habitantes desta região. Nossa protagonista se vê no desafio deconvencer os habitantes a processar a PG&E, sendo que muitos habitantes negam a princípio. Porém ela persiste passando por diversos obstáculos, fazendo alianças sócio-ambientais com advogados, conseguindo por fim levar o processo para o tribunal fazendo com que a PG&E pague um total de USD 333 milhões em indenizações, sendo esta, a maior indenização já paga na história dos Estados Unidos.

APG&E tentou de diversas maneiras ludibriar a população, falando que o cromo VI (cromo hexavalente) era de certa forma benigno. Por conta da irresponsabilidade de liberar no ambiente um agente carcinogênico tão perigoso perderam um patrimônio de aproximadamente meio bilhão de dólares, sem contar na imagem da companhia que ficou devastada. Seria muito mais fácil tratar com clareza e transparência...
tracking img