Gestão ambiental e sustentabilidade

Páginas: 32 (7858 palavras) Publicado: 20 de março de 2011
Gestão ambiental e sustentabilidade: um novo paradigma eco-econômico para as
organizações modernas

Jaime E de Oliveira Filho Resumo Mostra, de maneira conceitual, o tema Gestão ambiental e o Desenvolvimento Sustentável, como um novo paradigma para as organizações modernas no que diz respeito à visão ecoeconômica. Palavras chave: Sustentabilidade. Gestão ambiental. Eco-economia. Abstract Thisarticle searchs to show in conceptual way, the subject Ambient Management and the Sustainable Development, as a new paradigm for the modern organizations in that the echoeconomic vision says respect, where was used a bibliographical research, using the conceptualization of the main researchers of the related subjects. ] Keywords: Sustainable. Ambient management.. Echo-economy.

1 INTRODUÇÃODentro da visão de Tachizawa (2001), um dos maiores desafios que o mundo enfrentará neste novo milênio é fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e uso criterioso de instrumentos econômicos, num contexto harmonioso de regulamentação. O novo contexto econômico se caracteriza por uma rígida postura dos clientes voltadaà expectativa de interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado, e que atuem de forma ecologicamente responsável. Com isso, surge um novo gerenciamento, que ganha cada vez maior importância no meio empresarial e pode representar a garantia de que o homem será mesmo eco-eficiente e capaz de alcançar um desenvolvimento sustentável. Trata-se de um método de gestãoque se apoia em um conjunto de procedimentos, normas e cuidados, capaz de usufruir dos recursos naturais de maneira ambientalmente responsável, evitando impactos, ou agredi-los, de maneira irreversível. Essa nova concepção traz uma preocupação com a utilização de tecnologias limpas, a minimização do desperdício e gestão sustentável dos recursos naturais,
DOMUS ON LINE: Ver. Teor. Pol., soc.,Cidad. Salvador, v. 1, n. 1, p. 92-113. jan.,/jun., 2004 1

o entendimento e adequação às leis ambientais vigentes, buscando superá-las através de ações inovadoras, com o fito de estabelecer uma prática de aperfeiçoamento contínuo e preservação do meio ambiente. A gestão ambiental torna-se um importante instrumento gerencial para capacitação e criação de condições de competitividade para asorganizações, qualquer que seja o seu segmento econômico. Dessa maneira, empresas siderúrgicas, montadoras automobilísticas, indústria de papel e celulose, química e petroquímica investem em gestão ambiental e marketing ecológico.
Não foram apenas em função da legislação, mas, principalmente, por questões que poderíamos associar à gestão ambiental: aumentar a qualidade dos produtos: aumentar acompetitividade das exportações; atender o consumidor com preocupações ambientais; atender à reivindicação da comunidade; atender à pressão de organizações não-governamentais ambientalistas e melhorar a imagem perante a sociedade. A expressão “desenvolvimento sustentável” passou a ser a proposta mais adequada para se gerir o desenvolvimento econômico mundial, que consiste na criação de um novo patamar derelações empresa-consumidor, empresa-empresa e empresa-comércio, onde os valores ecológicos são determinantes. (MELLO, 2002, p. 47).

Segundo a Comissão Mundial do Meio Ambiente, o desafio do desenvolvimento sustentável é trazer as considerações ambientais para o centro das tomdas de decisões econômicas, para o centro do planejamento futuro em todos os níveis. A velocidade de implantação dodesenvolvimento sustentável depende da vontade coletiva dos cidadãos de cada região para vencer a inércia das estruturas e processos préexistentes. Assim, vantagem competitiva é principalmente associar a imagem da organização à consciência ecológica. Os produtos ecologicamente corretos agregam em seus preços mais recursos tecnológicos, menos desperdícios e menor poluição. A satisfação dessa postura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao ambiental empresarial sustentabilidade
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
  • Gestão ambiental e sustentabilidade
  • Gestão ambiental e sustentabilidade
  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
  • Gestão ambiental
  • GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!