Gesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gesso

O aparelho gessado é um dispositivo de imobilização que é moldado aos contornos do corpo e com frequência utilizados no tratamento de problemas musculoesqueléticos. Tem como objetivo imobilizar fratura reduzida, corrigir deformidade, aplicar pressão uniforme no tecido mole subjacente ou sustentar e estabilizar as articulações enfraquecidas.

Tipos de Aparelho Gessado
A patologia a sertratada, influência o tipo e espessura do aparelho gessado a aplicar. Em regra geral, as articulações proximal e distal à região a ser imobilizada são incluídas no aparelho. Entretanto, em determinadas fraturas, a construção e modelagem do aparelho gessado podem permitir o movimento de uma articulação, enquanto imobilizam a fratura (SMETZER; BARE, 2008).
Podemos, então, encontrar:
Gesso curtode braço: estende se da parte inferior do cotovelo até a dobra palmar, fixado ao redor da base do polegar. Se o polegar for incluído ele é conhecido como gesso em oito no polegar ou gesso em manopla. Utilizada para tratar fracturas estáveis dos metacarpos, ossos do carpo, rádio distal,úmero ou entorses do punho

http://www.ortopediamadeira.org/trauma.htm

Gesso longo de braço: estende-se daprega axilar à prega palmar . Em geral, o cotovelo é imobilizado em ângulo reto. Utilizada para tratar fraturas, Tendinite, contusões e luxações no cotovelo.

http://wwwimobilizacoesortopedicas.blogspot.com.br/
Gesso curto para perna: Estende-se da parte inferior do joelho até a base dos artelhos. O pé é flexionado em ângulo reto até a posição neutrahttp://wwwimobilizacoesortopedicas.blogspot.com.br/
Gesso longo para perna: consiste da imobilização desde a raiz da coxa até a região maleolar. Imobilizar o joelho, para que não possa haver o movimento de flexão e extensão do joelho, é usado em caso de contusão, entorse, torção, luxação, fratura. Também usada em pacientes pós cirúrgicos.

http://wwwimobilizacoesortopedicas.blogspot.com.br/
Gesso para deambulação: Um gesso curto oulongo reforçado para deambulação, pois dependendo da fratura o médico permitirá que o paciente pise.

http://wwwimobilizacoesortopedicas.blogspot.com.br/
Gesso em oito para o ombro: Colete que circunda o ombro, tronco e cotovelo. Tem por finalidade imobilizar o ombro. Usa-se esta imobilização em luxações de ombro.

http://wwwimobilizacoesortopedicas.blogspot.com.br/

Gesso em oito paraclavícula:

http://wwwimobilizacoesortopedicas.blogspot.com.br/

Gesso em oito para quadril: Circunda o tronco e uma das extremidades inferior ou ambas quando é duplo.

http://marimercer.wordpress.com/2010/03/03/como-cuidar-de-uma-crianca-com-gesso-pelvico-podalico/

Possíves complicações do aparelho gessado:
· Síndrome compartimental: Ocorre quando há uma pressão tecidual aumentada num espaçolimitado, o que compromete a circulação e a função do tecido na área confinada. Para aliviar a pressão o gesso deve ser bivalvado, sendo mantido o alinhamento. Se ainda a pressão não for aliviada e a circulação restaurada, pode ser necessário uma fasciotomia. O paciente apresenta alteração da sensibilidade; alteração da mobilidade, dor à mobilização passiva, ausência de pulsosperiféricos(SMETZER; BARE, 2008).
· Úlceras de pressão: A pressão do gesso no tecido pode causar anóxia tecidual e necrose. Os locais mais suceptíveis são no calcanhar, maléolo, dorso do pé, fíbula, processo estilóide ulnar, epicôndilo medial do úmero.
· Em geral, o paciente relata dor, calor e pressão; pode ocorrer ruptura da pele e começar a drenar secreções e exalar odores. Para inspecionar o local, o médicopode bivalvar o gesso ou abrir uma janela e assim que a lesão for tratada, a parte do gesso que foi retirado, é reposto e mantido no lugar por um enfaixamento compressivo ou com esparadrapo, afim de impedir que o tecido inche através da janela. (SMETZER; BARE, 2008).
· Síndrome de desuso: A Síndrome do desuso representa um indivíduo que apresenta, ou está em risco de apresentar efeitos adversos...
tracking img