Gesso acartonado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO












VEDAÇÕES EM GESSO ACARTONADO
















Salvador
2011
Fabiana Véras
Michele Carvalho
Raul Santiago
Rejane PereiraThiago Ballalai











|Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil, |
|Universidade Salvador UNIFACS, como requisito parcial para a|
|disciplina de Introdução a Engenharia Civil. |












Salvador
2011


Sumário
1. INTRODUÇÃO 4

2. HISTÓRIA 5

3. DEFINIÇÃO 5

4. SISTEMA CONSTRUTIVO 6

5. FABRICAÇÃO DOSPAINÉIS 6

6. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA 7

6.1 Vantagem do uso do gesso acartonado 7

6.2 Desvantagens do uso do gesso acartonado 7

7. Custo/Beneficio 8

7.1 Planejamento 8

7.2 Limpeza 8

7.3 Mão-de-obra 8

8. CONCLUSÃO 9

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
















1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o gesso acartonado é um componente da construçãocivil que vem expandindo consideravelmente no mercado. Sua utilização se iniciou em meados dos anos 70, contudo não conseguiu crescer naquela época. Somente agora está tendo a oportunidade de ser divulgado através de empresas que já o utilizam em seus negócios.

Estudando sobre esse tema, é possível perceber que seus benefícios são extremamente relevantes, já que, além de outrascaracterísticas fundamentais, garante rapidez e um ótimo isolamento acústico. Muitas pessoas reclamam por não terem a privacidade que desejariam ter, por causa dos ruídos que não são absorvidos pela alvenaria. Contudo, as placas de gesso acartonado, quando preenchidas com os materiais devidos, garantem essa privacidade.

Contudo, apesar dos benefícios, a falta de qualificação adequada no Brasil, além deoutros fatores, pode comprometer a eficácia desse sistema construtivo.

Este trabalho tem por finalidade abordar, de forma sintética, algumas questões sobre o gesso acartonado, mostrando os prós e os contras dessa nova tendência, que já é utilizada nos países desenvolvidos há mais de 100 anos. Também será discutida a viabilidade de se utilizar esse processo construtivo em Salvador.2. HISTÓRIA

As chapas de gesso acartonado foram inventadas por Augustine Sackett em 1898. A utilização de chapas de gesso na construção civil iniciou nos Estados Unidos, no início do século passado, e passou a ser utilizada em larga escala a partir de 1920, espalhando-se por todo o mundo. Atualmente, cerca de95% das residências americanas usam paredes, forros e revestimentos em chapas de gesso. Na Europa, está presente na construção civil há mais de 70 anos, sendo, contudo, considerado uma tecnologia totalmente consolidada. No Brasil, o emprego da tecnologia teve início em 1972 com a fabricação das primeiras chapas de gesso em Petrolina, pela empresa Gypsum do Nordeste. Porém, a produção em escalaindustrial é relativamente recente.



3. DEFINIÇÃO

Segundo o profº Dr. Fernando Henrique Sabbatini[1], a definição de divisórias internas de chapas de gesso acartonado é:

“Chapas de Gessos Acartonado é um tipo de vedação vertical, utilizada na compartimentação e separação de espaços internos em edificações, leve, estruturada, fixa ou desmontável, geralmentemonolítica, de montagem por acoplamento mecânico e constituída por uma estrutura de perfis metálicos ou de madeira e fechamento de chapas de gesso acartonado”.

Nos Estados Unidos, este método é chamado por “drywall construction”. No Brasil, o uso do termo “drywall” é recente e foi difundido a partir da criação da empresa “Drywall Tecnologia de Paredes e Forros Ltda.”. Atualmente, drywall é...
tracking img