Gerra civil libia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Civil Líbia (em árabe: الحرب الأهليّة في ليبيّا), Começou com uma onda de protestos populares contra a ditadura de Muammar al-Gaddafi, com reivindicações sociais e políticas, iniciada em 13de fevereiro de 2011 na Líbia. Fez parte do movimento de protestos nos países árabes em 2010 e 2011. Tal como na revolução na Tunísia e na revolução no Egito, os manifestantes exigiam mais liberdade edemocracia, mais respeito pelos direitos humanos, uma melhor distribuição da riqueza e a redução da corrupção no seio do Estado e das suas instituições. O chefe de Estado líbio, Muammar al-Gaddafi,também conhecido pelos nomes Gaddafi, Kadhafi e Qaddafi, era o chefe de Estado árabe no cargo há mais tempo: liderou a Líbia durante 42 anos.

A rebelião teve início na região de Cirenaica, emcidades como Bengasi, Al Bayda' e Derna, e em vários outros locais, porém em menor grau. Para evitar o "efeito dominó" dos vizinhos Tunísia e Egito, o governo líbio reservou um fundo de 24 milhões dedólares no dia 27 de janeiro de 2011, para financiar a construção de habitações e desenvolver socialmente o país. Vários intelectuais aliaram-se aos manifestantes, e na sua maioria, foram presos, como oescritor e comentarista político Jamal al-Hajji, preso em 1° de fevereiro, que teria "apelado pela Internet aos protestos pela liberdade na Líbia", e acusado dois dias depois, o que motivou protestos daAmnistia Internacional que alega que al-Hajji está preso por razões políticas não-violenta.

Os protestos reiniciaram em Benghazi, quando, na tarde de 16 de fevereiro, manifestantes se reunirampara protestar contra a prisão de um advogado e ativista de direitos humanos, o representante legal das famílias das vítimas do massacre em 1996 na Prisão de Abu Salim, nos arredores de Trípoli, na qual1.200 prisioneiros foram mortos pela polícia da ditadura de Muammar Kadafi.























Aluno: João Moraes da Silva Neto

Professora: Danielle Cristine

Ano:...
tracking img