Gerontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação física
Gerontologia
É a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano de modo a atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso.
O bacharel em Gerontologia cria,planeja e organiza projetos que visam ao bem-estar do idoso em seus aspectos psicológico, físico e social. Trata-se de um profissional de formação generalista capacitado para atuar na gestão davelhice saudável e da velhice fragilizada, pautado em princípios éticos e em informações científicas sobre a saúde do idoso.
Além de prever e dimensionar os problemas, ele assiste as pessoas da terceiraidade, atuando também no combate ao preconceito e a atos considerados inapropriados de famílias e organizações assistenciais. Também é habilitado para trabalhar com grupos específicos que necessitam decuidados especiais, como os portadores de problemas mentais, moradores de rua, imigrantes e idosos que vivem sozinhos. Com base em seus conhecimentos, esse profissional serve como elo entre osmédicos especialistas em gerontologia e os que atuam na atenção básica.
Grupos específicos como moradores de rua, idosos abandonados pelas famílias, imigrantes e portadores de necessidades especiais podemser o foco do trabalho do gerontólogo. Hospitais, clínicas especializadas, ambulatórios, centros de saúde e convivência, organizações não governamentais e casas de família são alguns dos locais ondesua assistência é mais requisitada.
O currículo é dividido em áreas temáticas, como biológicas e sociais, fundamentos para atuação na área de saúde, assistência ao idoso e administração relacionada aprogramas e serviços d esaúde. Assim, você estuda disciplinas como psicogerontologia, psicologia, epidemiologia, bioestatística e biologia do envelhecimento.

Também compõem agrade curricular ocuidado gerontológico, o idoso na família e na comunidade, a assistência ao idoso hospitalizado, a alimentação e nutrição do idoso, a assistência domiciliar e políticas e programas de saúde do idoso....
tracking img