Gerontologia cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Conceito de gerontologia
Gerontologia é a ciência que analisa o processo do envelhecimento em todos os aspectos, tais como biológicos, psicológicos e sociais, caracterizando uma área de análise multidisciplinar.  As matérias como biomedicina, psicologia social, história, ciências sociais, filosofia, cultura e sociologia são alguns dos campos de pesquisa introduzidas na gerontologia.
ParaAlkema e Alley (2006):
“Gerontologia estuda os processos associados à idade, ao envelhecimento e à velhice, sendo uma área de convergência entre a biologia, sociologia e a psicologia do envelhecimento.”
O processo de envelhecer, nesse sentido, está associado a complexidade da existência, não se limita aos aspectos biológicos, mas se estende ao meio em que o ser humano está inserido e suas atitudes emmeio a vida individual e social.
2.1 Gerontologia Social
Gerontologia social é uma área que estuda o processo do envelhecer em todos os tempos, estuda também a atuação politica dentro da perspectiva da gerontologia. A gerontologia social foca o andamento de uma velhice bem-sucedida.
Segundo Neri (1995, p. 34), velhice bem-sucedida é “uma condição individual e grupal de bem-estar físico e social,referenciada aos ideais da sociedade, às condições e aos valores existentes no ambiente em que o indivíduo envelhece, e às circunstâncias de sua história pessoal e de seu grupo etário.”
Devido ao leque de possibilidades de uma velhice saudável dentro de uma sociedade saudável, é que essa matéria se dispõe a analisar as politicas que contribuem para a melhoria de uma sociedade que ofereça umambiente propicio para um processo de envelhecimento profícuo.
3. A velhice, os aspectos biológicos e suas teorias
A velhice faz referência à idade avançada, entre a terminação da idade adulta-média até a ratificação da idade avançada. Existem vários aspectos que procuram esclarecer esse fenômeno, como os aspectos psicológicos, socioeconômicos, político e cultural do envelhecimento.
Mas o quepopularmente se entende sobre velhice, ou o que é acessível à todos, em termos de informação, é o contexto dos aspectos biológicos, por um processo natural conhecido e ensinado como: “o homem nasce, cresce, se reproduz e morre”. Todas essas quatro passagens da vida se caracterizam por modificações no funcionamento dos órgãos, tais como coração, rins, pulmão, entre outros. Alterações no corpo como flacidez,enrugamento, cabelos brancos e aumento específico de pêlos. Há, ainda, variações no metabolismo que rege a energia indispensável ao funcionamento do organismo, como por exemplo, a circulação, a respiração e a temperatura corporal. Não se pode esquecer das ações patológicas, que são agitações nos organismos fruto de doenças.
Ao final das contas, resta o esgotamento das reservas funcionais, oacréscimo gradual da vulnerabilidade, causando enfermidades, além da falência parcial ou geral dos órgãos vitais, conduzindo a morte natural.
O que se tem hoje é o estudo da velhice a partir da idade de 45 (quarenta e cinco) anos do ser humano, atitude de incômodo, já que o processo do “modificar-envelhecer”, “alterar-envelhecer”, se dá desde o surgimento embrionário da espécie. Talvez o motivo de seestudar a velhice pós-idade adulta, seja por ainda não se saber completamente sobre os engenhos envolvidos na raiz do envelhecimento biológico.
Não restam dúvidas quanto ao surgimento de teorias para decifrar essa questão, tais como a teoria da deterioração das estruturas de síntese proteica. Essa teoria fala da dificuldade de produção de proteínas que mantém a vitalidade orgânica do corpo. Outrateoria é a do relógio biológico, em que o homem tem prazo de tempo restrito há aproximadamente 120 anos pra reprodução das células, as quais, por sua vez, se multiplicam até um determinado número e falecem.
Como ensina Jordão Netto (1997, p.38) sobre a primeira teoria mencionada, correlata à segunda:
“[...] se os seres humanos, ao longo de toda existência possível para a espécie, respeitassem sua...
tracking img