Germinação e quebra de dormência de semestes amburana cearensis allemão a. c. sm. (papilionoideae)

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Daniela Maria Ribeiro
Divina Ribeiro da Silva
Divino Vicente Silvério
Manuel Messias V. Bueno
Maria das Graças G. Sirqueira
Regiana Ribeiro dos Santos

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
GERMINAÇÃO E QUEBRA DE DORMÊNCIA DE SEMESTES Amburana cearensis Allemão A. C.Sm. (Papilionoideae)

Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Fisiologia Vegetal, 6º Semestre 2006/01. UNEMAT, Campus Universitário de Nova Xavantina- MT.
Docente: MSc. Clarissa F. Bulhão.

NOVA XAVANTINA – MT
JUNHO, 2006

INTRODUÇÃO
A germinação é o conjunto de processos associados à fase inicial dodesenvolvimento de uma estrutura reprodutiva, seja uma semente ou gema (KERBAUY 2004). A germinação representa um novo começo para a semente cujo embrião sofreu uma interrupção em seu crescimento ao final da fase de maturação da planta mãe. A germinação inicia se com a entrada de água na semente, a qual ira desencadear a ativação do metabolismo, culminando com o eixo embrionário (BRYANT 1989).O tegumento da semente desempenha papel importante na manutenção da dormência. Em algumas espécies parece agir primeiramente como barreira mecânica, impedindo a entrada de água e gases que são fundamentais para o crescimento. O crescimento é promovido a se romper o tegumento da semente, sendo que, estes podem ocorrer de varias maneiras: por lavagem da chuva, abrasão por areia ou solo, queimadas,injuria mecânica entre outros (CURTIS, 1977).
Em sementes de leguminosas tropicais a impermeabilidade do tegumento à água é o mecanismo mais comum de dormência (ROLSTON 1978 apud CRUZ et al. 2001) podendo atingir até 98% das sementes (CRUZ et al. 1997). Uma maneira de reduzir a taxa de sementes duras é por meio da prática de escarificação. Esse processo consiste no rompimento ou abrasão dotegumento da semente, tornando-o permeável, permitindo a germinação (FERNADES et al 2000)
O entendimento da complexa regeneração de um ecossistema de floresta tropical reside na associação entre a germinação das sementes, marco inicial do ciclo sucessional, e o fator luz ( DIAS et al 1992)
Em muitas espécies a presença de luz, de alguma forma, favorece a germinação das sementes,designando se este efeito como fotoblastico positivo; em outras espécies o comportamento germinativo das sementes é melhor na ausência do que na presença de luz, o que designa como fotoblastismo negativo (LABOURIAU 1983 apud SILVA et al.2002.).
Amburana cearensis (Allemao) A.C. Smith família das Papilionoideae, é uma árvore de caule ereto, que chega a atingir 10 a 12m alt. (LIMA 1989 apud RAMOSet al). A espécie apresenta propriedades medicinais, sendo a casca da árvore e as sementes utilizadas na produção de medicações populares destinadas ao tratamento de afecções pulmonares, tosses, asma, bronquite e coqueluche (BERG 1986). A semente é levemente comprimida, o tegumento apresenta textura lenhosa, sendo a testa de coloração marmoreada, rugosa e opaca. O comprimento da semente varia de12,55mm a 17,55mm e a largura varia de 8,35mm a 11,50mm. Em seção transversal é elíptica, com lados ovalados e em seção longitudinal é oblonga (CUNHA & FERREIRA 2003).

OBJETIVO GERAL

Observar o processo de germinação e quebra de dormência de sementes de Amburana cearencis .

Objetivos específicos;

➢ Realizar o tratamento de escarificação nas sementes de Amburana cearensis.
➢Observar a germinação das sementes, tanto no grupo de sementes escarificadas e controle.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram utilizadas 40 sementes sadias de amburana, divididas em lotes de 20 sementes, sendo um lote escarificado como auxilio de uma lixa em sentido oposto ao embrião, e um controle, no qual, as sementes permaneceram intactas.
Todas as sementes passaram por um processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Germinação e quebra de dormencia
  • Efeito da quebra de dormência da germinação de sementes
  • Quebra de Dormência e Germinação de Sementes de Palmeira-Real-Australiana
  • dormencia e germinação
  • Métodos de quebra de dormência
  • TÉCNICAS DE QUEBRA DE DORMÊNCIA
  • Quebra de dormência da espécie solanum erianthum
  • Quebra de Dormência e Germinação de Sementes de Palmeira-Real-Australiana (Archontophoenix cunninghamiana H....

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!