Geribitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As geribitas, cachaças produzidas em Pernambuco, Recife e Rio de Janeiro, eram usadas como salário das tropas de milícias, além de estar, sobretudo, relacionadas com o papel de moeda de troca nointerior, aonde eram indispensáveis dentro das mercadorias que acompanhavam a troca por escravos. Sua importância era igual a do fumo baiano, enquanto este dominava a região da Costa da Mina, as geribitasfuncionaram como a principal estratégia dos negociantes do Rio de Janeiro para financiar suas transações com escravos nos sertões angolanos.
Em fins do século XVII, o grosso das importaçõesangolanas de geribitas saía da Bahia (61%), enquanto Pernambuco detinha 26% . O Rio de Janeiro tinha, até então, posição insignificante, apenas 12,5%. Ao longo do século XVIII, contudo, o desempenho cariocarefletiu fielmente a progressão do seu controle do tráfico angolano, fazendo o Rio se tornar o mais importante fornecedor de Angola. Em 1785, dizia-se que os africanos já tinham desenvolvido umaaguçada preferência pelo produto carioca.
Roquinaldo, citando Alencastro, ressalta que, por serem subproduto do açúcar nos engenhos, as geribitas apresentavam baixo custo de produção, além deproporcionarem um aumento de 25% nos lucros brutos dos engenhos, o que podia atenuar perdas no caso de eventuais crises econômicas. Outra grande vantagem é que a bebida possuía alto teor alcóolico (60%), o quecontribua para a conservação ao longo da viagem (que era bastante curta, na verdade: levavam-se apenas 40 dias). Esses dois fatores (a boa conservação facilitada pelo alto teor alcóolico e a poucaduração da viagem) contribuíram para baratear o custo da geribita e torna-la mais difundida que as bebidas europeias, como o vinho ou a aguardente portuguesa. Nos sertões, se comparada às duas outrasmercadorias essenciais no comércio de escravos – os panos asiáticos e as armas de fogo -, o desempenho das geribitas mostrava-se insuperável. No principal mercado fornecedor de escravos em Luanda, a...
tracking img