Geriatria - diabetes mellitus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERIATRIA - DIABETES MELLITUS

Etiologia, conceito e classificação do Diabetes Mellitus:

O Diabetes Mellitus é uma doença comum e de incidência crescente que aumenta
com a idade. O diabetesapresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante na qualidade de vida. É uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doençacardiovascular.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 1997 que, após 15 anos de
doença, 2% dos indivíduos acometidos estarão cegos e 30 a 45% terão algum grau de retinopatia, 10 a 20%, terãonefropatia, 20 a 35%, neuropatia e 10 a 25% terão desenvolvido doença cardiovascular.
O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia
associada a complicações, disfunções einsuficiência de vários órgãos, especialmente: olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina, envolvendo processos patogênicosespecíficos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.

Tipos de diabetes

Ostipos de diabetes mais freqüentes são o diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido comodiabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Outro tipo de diabetes encontrado com maior freqüência e cuja etiologia ainda não está esclarecida é o diabetes gestacional que, emgeral, é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré-natal. Na pessoa idosa, a forma clínica mais freqüente é o tipo 2.

Diabetes tipo 2

O termo tipo 2 é usado para designaruma deficiência relativa de insulina. As pessoas afetadas apresentam tipicamente hiperglicemia sem tendência habitual a cetoacidose que algumas vezes ocorre devido à presença de infecções ou de outras...
tracking img