gerente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Clínica Médica Cardiologia-20-03-2013
Eletrocardiograma-Bloqueios
Pra gente lembrar um pouquinho, pra falar de bloqueio, nós vamos falar de novo de sistema de condução, da anatomia dele, de onde todo estímulo se propaga, pra gente entender o que o bloqueio causa a patologia? que ele causa.Então nós temos o nodo sinusal, os feixes internodais, o nodo atrioventricular, feixe de Hiss, ramodireito e ramo esquerdo.Então, o ramo direito e o ramo esquerdo é bem no finalzinho do sistema de condução, que vai levar estímulo pra ventrículo direito e pra ventrículo esquerdo.
Como é que a gente vai falar em bloqueio de ramo direito e bloqueio de ramos esquerdos nós vamos pensar em ramo direito e ramo esquerdo aqui embaixo, então a propagação do estímulo até aqui vem normal, e quando chega aquino ventrículo direito e esquerdo que o negócio complica. Condução normal, veio, desceu, foi pros dois lados, ventrículo direito, ventrículo esquerdo, a gente tem contração, veio intervalo PR, QRS normal, segmento ST normal do jeito que a gente aprendeu na aula de eletro normal.

Na hora em que eu começar a falar em bloqueio de ramo esquerdo primeiramente, eu vou ter alguma coisa bloqueandoa condução, o meu estímulo elétrico no ramo esquerdo. Então eu tive até aqui uma condução com meu estímulo normal, nodo sinusal, feixes internodais, nodo atrioventricular, feixe de Hiss, ele vai descer pelo ramo direito e ramo esquerdo, tá bloqueado o ramo esquerdo, ele desce pelo ramo direito normalmente porque eu não tenho bloqueio do ramo direito, então eu tenho uma propagação do meu estímulopelo ramo direito que não está bloqueado, no ramo esquerdo tá tendo um bloqueio, esse estímulo não acontece:

Teoricamente se a gente fosse pensar esse estímulo vai causar alteração do ventrículo direito, e o ventrículo esquerdo, como é que é?Eu falei pra vocês que as células miocárdicas trabalham todas como um sincício, então se uma contrai, todas contraem. Esse estímulo não desceu pelo ramoesquerdo, mas desceu pelo ramo direito, esse estímulo vai chegar aqui embaixo causando a despolarização de todas as células do ventrículo direito, e o estímulo por aí vai se propagar para o ventrículo esquerdo. Então a contração das células do lado esquerdo, do ventrículo esquerdo em que eu tenho o bloqueio, ela chega através do ramo direito, o músculo miocárdico do ventrículo direito que causaessa contração pro lado esquerdo.
A resultante final, do vetor que causou toda essa propagação, ela vai vir da direita pra esquerda, teoricamente eu vou ter um desvio do meu eixo elétrico um pouco mais pra esquerda, por causa dessa propagação vinda do lado direito pro lado esquerdo (alguém pergunta: vai ter desvio pra esquerda? A professora responde: Isso).
Enquanto isso o meu QRS, que era maisestrito porque eu tinha uma propagação do estímulo junto, propagação pelo ramo direito e pelo ramo esquerdo, agora eu tenho essa propagação que vem do ramo direito, por mais que venha pra cá, eu vou fazer com que esse estímulo chegue pro ramo esquerdo, toda essa contração vai demorar um pouquinho mais do que o normal, devido ao bloqueio do ramo esquerdo. Com essa demora um pouquinho maior dessapropagação eu vou ter um alargamento do meu QRS também. A contração são milissegundos de diferença entre o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo, eu vou ter só um QRS, um pouquinho mais alargado porque um negócio que era pra demorar 0,08 segundos, 0,4 segundos seja o que for, vai aumentar. Ela veio, contraiu o ventrículo direito que daí vai estimular ventrículo esquerdo, que vai contrair, eutenho um alargamento do QRS.
E junto com isso eu tenho a morfologia específica de bloqueio de ramo esquerdo. Se eu pensar que a resultante agora final vai ser a contração do ventrículo direito que vai pro lado esquerdo eu tenho eu vou ter nesse meu vetor, se a gente pensar em eixo frontal, eixo precordial, todas as derivações que estão mais pro lado direito mais negativas, e todas as derivações...
tracking img