GERENTE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTâNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho de Conclusão de Curso FIA METLIFE – Liderança Avançada




Paula Toguchi
Fernanda Nascimento
Introdução
A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para as empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser um diferencial para as empresas no mercado.
A principal fonte de conhecimentose encontra na própria empresa, por meio de seus colaboradores e sistemas de informação, porém o gerenciamento de todo esse conhecimento se faz necessário. Observamos na nossa organização que grande parte do conhecimento sobre clientes, processos e sistemas estão concentrados nos colaboradores, sem a transferência adequada para outro membros da empresa. Essa concentração de informação em recursoshumanos pode ser muito prejudicial tanto para execução de atividades simples quanto para o crescimento da empresa.
A Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença, possibilitando decisões mais rápidas e assertivas, além de atender os seus clientes de maneira mais ágil eadequada.



O desafio da Gestão do Conhecimento

Todas as empresas atuam, atualmente, em um ambiente extremamente competitivo, onde a conexão das informações terá de gerar valor em produtos e serviços disponibilizados ao mercado, para que os clientes optem por seu produto ou serviços em vez de migrarem para a concorrência.
Para que a Gestão de Conhecimento passa a ser gerenciada na empresa,temos alguns desafios que precisam ser superados para que o novo processo de gestão seja implantado e eficaz, são eles:
1. Transferência do conhecimento tácito: Somente poderá ocorrer quando o detentor do conhecimento se expressar e isso nem sempre ocorrerá na sua totalidade, uma vez que temos que lidar com perfil do colaborador e este nem sempre poderá estar disposto a transferir seuconhecimento. Além disto, profissionais de capital intelectual de alto nível têm dificuldade em perceber o quanto conhecem, pois lidam com o mesmo tema amiúde e não notam que o que é óbvio para eles não o é para outros que necessitam do conhecimento para atuar mais eficientemente. Outro ponto dentro deste mesmo tópico é a dificuldade de capturar o conhecimento não-documentado, ou seja, é importante que aempresa se preocupe em criar em uma política de documentação de processos.
2. Incentivo: A empresa precisa incentivar e premiar os colaboradores que compartilham adequadamente seu conhecimento e promovem ações inovadores que refletem positivamente na organização;
3. Inexistência de Indicadores ou a falta de compartilhamento dos dados de maneira unificada: A ausência de mensuração de dados e datransferência da memória de cálculo dos mesmos podem acarretar em decisões incorretas e de divulgação de dados divergentes da organização;
4. Investimento: A empresa deve estar disposta a investir recursos financeiros e tempo de seus colaboradores para gerenciar o conhecimento.








Base Conceitual

Gestão do Conhecimento é a criação, identificação, integração, recuperação,compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.

O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 90 e,
segundo SVEIBY (1998, p. 3), “a Gestão do Conhecimento não é mais uma
moda de eficiência operacional. “Faz parte da estratégia empresarial”.
Para compreender Gestão do Conhecimento, se deve descrever os
conceitos de dado, informação, conhecimento, e por fim, deGestão do
Conhecimento.

1. Dado: O registro estruturado de transações. Genericamente, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p.2). É informação bruta, descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não são dotados de relevância, propósito e significado, mas são importantes porque compõem a matéria-prima...
tracking img