Gerente de projetos x gerente funcional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pode parecer não haver muita diferença quando falamos em “Gerentes de Projetos” e “Gerentes Funcionais”, mas existem, tanto de habilidades como de competências, embora os dois possam compartilharsim, algumas semelhanças.
Gerentes funcionais gerenciam as áreas administrativas das organizações, ocupam cargos dentro de setores como Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, esses profissionaisgeralmente tem uma equipe estabelecida, suas prioridades são focadas na organização e são responsáveis por desenvolver capacitação técnica de seu capital humano e apoiar seus funcionários na resoluçãode problemas e por terem um papel mais “humano”, possuem maior facilidade para negociar salários, gratificações e planos de carreira, motivando assim sua equipe. Os Gerentes Funcionais geralmenterecebem informações mais detalhadas que um gerente de projetos, pois seu trabalho é mais continuo.
Gerentes de Projetos despendem de um esforço temporário para realização de projetos, que vão mudando como passar do tempo, tais projetos são mais técnicos e especializados e exigem conhecimentos e habilidades específicas. O Gerente de Projetos é focado em fazer com que seu projeto seja concluído comsucesso e assim, se preocupam menos em promover o desenvolvimento de suas equipes. Muitas vezes o Gerente de Projetos não tem controle sobre a escolha dos membros que a compõe.
Quando unificamos asduas especificações acima, temos então o Gerente de Projetos/Gerente funcional. Os dois papeis, geralmente diferem no foco e objetivo do trabalho e muitas vezes possuem estilos de liderança diferentese essa junção pode apresentar vantagens e desvantagens.
Esse duplo papel pode ser encontrado em qualquer empresa, mas é mais comum nas organizações matriciais e geralmente nos níveis de média e baixagerencia. Essa função dupla pode ser designada dentro de uma empresa para desenvolver em cada gestor habilidades que são mais freqüentes na função oposta à dele, como por exemplo, um gerente de...
tracking img