Gerenciar pessoas: desafios para o enfermeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAR PESSOAS: desafios para o enfermeiro


Aline \morais


RESUMO

O presente estudo aborda a importância do gerenciamento de pessoas na enfermagem, discutindo o papel do gestor e os desafios que este enfrenta diante dos processos de mudanças organizacionais, e as dificuldades encontradas na gestão de pessoas. Teve como objetivo identificar e descrever o gerenciamento de enfermageme as competências gerenciais do enfermeiro, e como a gestão dessas competências possibilita o aumento do desempenho da organização e do desenvolvimento das competências humanas. Utilizou-se como caminho metodológico a revisão bibliográfica em livros, periódico e no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Conclui-se que a Gestão de pessoas compreende no que condiz aos relacionamentosinterpessoais e organizacionais, onde o enfermeiro precisa ser um gestor que exige competências como conhecimento, determinação, ética, liderança de pessoas, capacidade estratégica e senso crítico.


Palavras-chave: Gerenciamento, Enfermagem, Gestão de Pessoas, Desafios.

INTRODUÇÃO

Neste mundo contemporâneo, apresentando inúmeras transformações e avanços tecnológicos, o enfermeiro, comogestor da assistência de enfermagem, em sua prática, enfrenta vários desafios ao exercer o gerenciamento. Diante disso, o mesmo precisa preocupar-se com seu desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades para exercer com firmeza sua liderança (CUNHA; NETO, 2006).
Segundo Peres (2006) a administração, enquanto ciência destinada ao gerenciamento em saúde e ao ensino do gerenciamento emenfermagem é o elo que constrói conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para o aprendizado da gerência em enfermagem.
O enfermeiro como gerenciador de uma organização, desenvolve uma pratica gerencial que articula suas atividades para que possa orientar e motivar sua equipe, além de resolver questões como: provisão de recursos materiais, avaliação dos recursos físicos, dimensionamento depessoal, tomada de decisão gerencial e resolução de problemas, trabalhando-os preventivamente, traçar estratégias e reconhecer a importância do componente político, além de atividades de assistência, ensino e pesquisa (LIBERALI, 2008).
A administração dos serviços de saúde, classificada como uma das funções do enfermeiro encontra-se presente desde os primórdios da enfermagem moderna, entre osséculos XIX e XX, fato que consagrou Florence Nightingale como pioneira em administração hospitalar e precursora da pesquisa em enfermagem, pois, a mesma lutava pela capacitação do pessoal, hierarquização e a especialização na área dos serviços de enfermagem (SANTOS; OLIVEIRA; CASTRO, 2006). Tendo em vista os desafios encontrados pelos enfermeiros no atual panorama da saúde, vê se a necessidade deestudar e rever a formação desses profissionais como gestores dos serviços de saúde.
Para o avanço, fortalecimento e inclusão dessas competências no trabalho gerencial do enfermeiro é fundamental explorar como tal questão tem sido abordada na produção científica da enfermagem, identificando lacunas e desafios a serem superados para construção de novos modos de pensar e exercer a gerência emenfermagem (JORGE et al., 2007).
Através da observação na pratica profissional e estudantil foi notada grande ênfase na valorização do conhecimento técnico em detrimento das ciências humanas, que constitui o profissional enfermeiro, diante dos demais profissionais de saúde. Essa valorização esteve presente no conteúdo programático dos cursos nas diretrizes dos locais de trabalho e na própria preocupaçãodos estudantes e profissionais de enfermagem. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar os principais desafios na gestão de pessoas pelo enfermeiro; as supostas soluções a serem buscadas para contornar estes desafios; descrever um referencial teórico em teorias de base sobre as principais competências gerenciais do enfermeiro; estudar as peculiaridades gerenciais e administrativas...
tracking img