Gerenciando backup com o software bacula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES



















GERENCIAMENTO DE BACKUP USANDO O SOFTWARE BACULA
























Manaus
2011
ANDRÉ EDUARDO PESSOA CHAVES
HIGOR BRUNO VIANA DE LIMA
MAIKON ANTONIO FREITAS MARTINS
RAYFRAN MONTEIRO DE LIMA
RENATO BENTES MARQUESYURY ARRUDA DE SOUZA

















GERENCIAMENTO DE BACKUP USANDO O SOFTWARE BACULA




Projeto de Pesquisa apresentado para obtenção de nota na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Tecnologia em Rede de Computadores pelo professor Arnoud Veiga Negrão Filho do Centro Universitário do Norte – UNINORTE e LaureateInternational Universities.














Manaus
2011
SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 03
2 JUSTIFICATIVA 05
3 PROBLEMA 06
4 HIPÓTESE 07
5 OBJETIVOS 08
5.1 Objetivo Geral 08
5.2 Objetivos Específicos 08
6 REVISÃO DA LITERATURA 09
6.1 Sistemas de Informação – Introdução e evolução 09
6.2 Evolução dos sistemas de informação 14
6.3 Segurança da informação 15
6.4 Backup 19
6.5 Osoftware Bacula 21
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 25
8 ESTUDO DE CASO 28
8.1 Diagnóstico situacional 28
8.2 Proposta de proteção da rede 30
8.2.1 Adequação das ferramentas 31
8.3 Gerenciamento de backup com software bacula 32
8.4 Metodologias e protocolos de gestão 34
9 CONCLUSÃO 42
10 CRONOGRAMA 43
11 REFERÊNCIAS 44













1 INTRODUÇÃO


O conceito de segurançada informação está relacionado à garantia de que as informações, em qualquer formato (mídias eletrônicas, papel, conversações pessoais), estejam protegidas contra o acesso por pessoas não autorizadas bem como estejam sempre disponíveis quando necessárias e que sejam confiáveis.
Neste sentido, as cópias de segurança, denominada do inglês Backup, são elementos fundamentais para ogerenciamento da segurança e da integridade da informação. Em informática backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurado em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. Os dispositivos de armazenamento mais comum são o CD, DVD, HD-externo, fitas magnéticas, mídias flash e cópia de segurança externa.Esta forma de uso dos recursos de informática continua sendo explorada de todas as formas, pois o computador tornou-se uma ferramenta de trabalho e de relações entre pessoa tão útil e necessária, quanto a outros equipamentos tradicionais e presentes no dia a dia das empresas e das pessoas. Na nova sociedade, a informática se tornou uma ferramenta cada vez mais imprescindível, sendocaracterizado como o agente de intercâmbio no processo de relacionamento e no processo de transformação para a nova sociedade da informação.
Esses aspectos têm grande reflexo no principal componente de qualquer relação: as pessoas. Neste sentido definiu o seguinte problema: o uso de scripts comuns tem causado problemas na gestão dos backups em uma empresa de componentes do PIM? A hipótese desustentação formulada, relativa ao problema acima definido, é a que aplicando uma ferramenta livre específica de gestão de backup com base em um protocolo, vai proporcionar uma gestão eficiente e eficaz das cópias de segurança podendo, assim, melhorar a segurança e integridade das informações.
Assim, possui como objetivo geral propor um sistema de gerenciamento de backup, através de umaferramenta livre (Bacula), para administração da segurança da informação, que aborde o controle previsto pelas normas de segurança da informação no Brasil, além de especificamente apresentar as relações teóricas e empíricas entre segurança e integridade de informação; analisar como uma ferramenta livre (Bacula) pode estabelecer um controle eficiente e efeicaz de dados, a partir do desenvolvimento de um...
tracking img