Gerenciamneto da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leonardo Júnior Engenheiro Eletricista

leojuniorengenheiro@hotmail.com

EMENTA
• • • • • Conceito e prática da gestão da qualidade. Princípios da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade ISO9001 e certificações. Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. Desdobramento e gestão de estratégias de qualidade e melhoria.

Leonardo Júnior – Engenheiro Eletricistaleojuniorengenheiro@hotmail.com

OBJETIVO DA DISCIPLINA

• Apresentar conceitos, técnicas e ferramentas ligados a qualidade com o ambiente empresarial atual das organizações.
Leonardo Júnior – Engenheiro Eletricista leojuniorengenheiro@hotmail.com

Leonardo Júnior – Engenheiro Eletricista leojuniorengenheiro@hotmail.com

Aula 1 – INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE

Leonardo Júnior –Engenheiro Eletricista leojuniorengenheiro@hotmail.com



A gestão da qualidade é vista hoje como um fator estratégico.
Melhoria de competitividade e produtividade. Perfeição técnica em projeto, fabricação, procedimentos e áreas para adequação do produto ao uso. Temos algumas palavras chaves que podemos fazer uma relação direta:









Desempenho técnico: característicasoperacionais básicas; Confiabilidade: probabilidade do produto cumprir com suas metas de desempenho em condições operacionais definidas e em um intervalo de tempo pré-estabelecido; Conformidade: grau de concordância com as especificações Durabilidade: vida útil sem diminuição significativa das metas de desempenho do produto e de seus componentes Estética: percepção subjetiva e inicial









Qualidade observada: percepção subjetiva do valor agregado; Disponibilidade: facilidade de obtenção, substituição e/ou manutenção;



Atendimento: - Prazo de entrega - Exatidão - Continuidade no atendimento - Capacidade de reação frente a problemas




Para conquistar mercado e se manter competitivo, é preciso atender os requisitos dos clientes.



Quanto a produtosou serviços.
Clientes satisfeitos representam: Faturamento. Boa reputação. Novos pedidos. Resultados para empresa. Empregos e resultados para os colaboradores.




• • • •



Essa visão da qualidade a partir da perspectiva do mercado levou a um cenário em que: Os consumidores se tornam mais exigentes; A abertura de mercados e o aumento da concorrência; Os mercados externostornaram-se mais exigentes; Os termos contratuais começaram a incluir exigências relacionadas à gestão da qualidade;











Portanto, a gestão da qualidade de produto ou serviço passa a fazer parte da estratégia competitiva da organização. Outro ponto relevante é que, além desses requisitos, o preço também é um requisito importante. O preço de aquisição é, em muitos casos, o únicorequisito que pode ser completamente avaliado no ato da compra. Portanto, ainda que em alguns casos o cliente esteja disposto a pagar mais por perceber maior benefício, de um modo geral (e num mercado com competição verdadeira), a qualidade será ponderada pelo preço: ganha quem atender os requisitos pelo menor preço praticado.





As atividades de gestão da qualidade no ciclo de vida doproduto podem ser agrupadas em dois níveis de gestão:
nível estratégico: nesse nível, a gestão estratégica da qualidade se integra e é direcionada pela estratégia do negócio e tem por objetivo capacitar a empresa a atender, de forma melhor ou igual à concorrência, aos requisitos dos clientes dos segmentos de mercado que a empresa escolheu atender e ao mesmo tempo gerar resultados financeirossatisfatórios; nível operacional: nesse nível, a gestão da qualidade se integra com as atividades de gestão dos processos de realização do produto (processos da cadeia de valor e de suporte).







A Figura ilustra esses dois processos de gestão da qualidade nos níveis estratégico e operacional;



Alguns dos métodos mais importantes, agrupados em função do nível estratégico ou...
tracking img