Gerenciamento semântico de multimídia para celulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento multimídia

1 Anotação e organização

A fim de organizar suas coleções de documentos pessoais multimídia, em especial fotos e vídeos, a maioria dos usuários primeiro muda o nome dos documentos, a fim de facilitar uma futura busca. Às vezes, eles agrupam seus documentos em diretórios de arquivos que podem corresponder a períodos de tempo (por exemplo, de março de 2009), eventos(por exemplo, uma viagem, uma conferência) e locais (por exemplo:, fotos e vídeos feitos no Grenoble). No entanto, este tipo de organização elementar não melhora a investigação significativamente quando o número de documentos multimídia aumenta. Ferramentas de imagem e vídeo de desktop, como o Picasa, iPhoto e ACDSee1, tentam facilitar a tarefa de organização, utilizando ferramentas para organizarautomaticamente os documentos atributos de data e hora. Entretanto, somente a organização temporal é insuficiente de a maioria dos usuários .
Outra solução para facilitar os processos de organização e recuperação é o uso de anotações. Anotação de documentos consiste em associar metadados com um documento. Anotação destaca o papel significativo de documentos pessoais multimídia em restaurarmemórias esquecidas dos lugares visitados, eventos e pessoas. Além disso, o uso de anotações permite o desenvolvimento de ferramentas de gerenciamento multimídia pessoal mais eficientes. Por exemplo, usar geomarcação em fotos e vídeos pessoais permite visualizá-los em interfaces baseadas em AP como o Flickr Map2.
Pesquisas no campo da anotação multimídia podem ser divididas em duas categoriasprincipais: baseadas em contexto e baseadas em conteúdo. Além disso, as abordagens de anotação multimídia também podem ser classificados de acordo com a forma como eles são realizados: manual, aproximações automáticas e semi-automáticas.

1.1 Anotação baseada em contexto

Anotação baseada em conteúdo descreve o que está representado no documento de multimídia, como, por exemplo, os objetos e pessoas queaparecem em uma foto (por exemplo: Anne e seu gato), a atividade do usuário é capturada em um vídeo (por exemplo:, ela joga futebol) . A maioria das ferramentas, como o Picasa, Flickr e Youtube, permite a associação manual de informações espaciais (tags de localização) e palavras-chave de texto livre com documentos. Outras aplicações, tais como apresentam uma descrição de metadados mais potenteusando representações de anotação semântica. Por exemplo, Vannotea, foi desenvolvido pela Universidade de Brisbane, permitindo aos usuários adicionar metadados para arquivos MPEG-7 (vídeo), JPEG2000 3D (imagem) e Direct (malha), com a malha a ser utilizada para definir regiões das imagens.
Apesar das vantagens óbvias de metadados multimídia, anotação manual exige um esforço que consome tempo dousuário. Métodos automáticos baseadas em conteúdo surgiram para livrar os usuários da tarefa de anotar documentos de imagem e vídeo. Um banco de dados multimídia inicial é criado com imagens e vídeos pré-anotados. Quando se acrescenta um novo documento, estes sistemas exploram recursos visuais de baixo nível (por exemplo:, cores, texturas, formas) e usam algoritmos para identificar semelhanças entreo novo documento e os documentos armazenados no banco de dados. No entanto, há muitas vezes uma lacuna semântica entre a anotações recomendadas por estes sistemas e as anotações desejadas pelo usuário. Algumas abordagens evitam esse problema, propondo métodos de anotação semi-automática. Por exemplo, M-OntoMat-Annotizer visa apoiar anotação manual de imagem e dados de vídeo através da extraçãoautomática de características de baixo nível que descrevem objetos no conteúdo. No trabalho, o sistema detecta as regiões (ou seja, correspondente aos objetos detectados na imagem) e permite que os usuários, de maneira formal, descrevam as relações espaciais entre as zonas da imagem (por exemplo: a região A é sobre: a esquerda da região B).

1.2 Anotação baseada em contexto

A fim de superar...
tracking img