Gerenciamento hospitalar etapas de projeto e execução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GERENCIAMENTO HOSPITALAR: ETAPAS DE PROJETO E EXECUÇÃO

DISCIPLINA: PROJETO DE INSTALAÇÕES

CARAGUATATUBA
2011

GERENCIAMENTO HOSPITALAR: ETAPAS DE PROJETO E EXECUÇÃO

Trabalho de gerenciamento hospitalar: etapas de projetos e execução, para obtenção de aprovação bimestral da matéria de Projeto de Instalações, do curso de Engenhariade Produção – Centro Universitário Módulo.

CARAGUATATUBA
2011
INTRODUÇÃO
Segundo o Ministério de Saúde, o Hospital é uma instituição fundamental pois promove a saúde da sociedade, monitorando o nascimento, a enfermidade e a morte. Esta instituição é marcada pela complexidade projetual e construtiva, tendo em vista a magnitude do seu papel na sociedade e as inúmeras responsabilidadesatribuídas e este edifício.
As fases do projeto de um hospital podem ser comparadas ao projeto de qualquer outro grande edifício, necessita de planejamento, cronograma físicos – financeiros e equipes multidisciplinares de projetistas multidisciplinares. O ciclo de vida do hospital é o ponto em que está o diferencial e a complexidade deste edifício, pois constantemente ele se redefine à evolução dastecnologias médicas, aos novos usos do espaço e às necessidades dos pacientes.
Durante a etapa de projeto, é necessário que ocorra um planejamento prévio, com diretrizes bem traçadas para as fases do projeto, construção e manutenção. Essas diretrizes vão compor o plano diretor.
O plano diretor funcionará como um mapa que guiara os projetistas, a gerenciadora de obras e manutenção para um pontoem comum: um edifício voltado para a saúde com um longo ciclo de vida, permitindo que se adapte ao futuro, sem que para isso ocorram custos excessivos e paralisação do atendimento.
Um processo de projeto bem organizado e o uso do plano diretor, fazendo parte da gestão de projetos e montagem, possibilitam a adaptação do hospital para o futuro, e demonstram como é importante pensar no espaçohospitalar, na inserção de tecnologias, que promovem o desenvolvimento do ciclo de vida do hospital.

OBJETIVOS
O principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de etapas de projeto e execução de um hospital, caracterizando como as empresas de arquitetura e engenharia planejam e coordenam os projetos hospitales de acordo com a norma e leis vigentes, e como esse processo pode auxiliar naqualidades, na durabilidade e na requalificação do ciclo de vida do hospital.
1. TIPOS DE OBRA
O projeto hospitalar pode ser solicitado em diversos momentos do ciclo de vida do edifício e, dependendo das condições do hospital e da obra necessidade do cliente, pode-se definir os seguintes tipos de obra, segundo a RDC 50 (2002)
Obra Nova: projeto de um novo hospital, sem que exista qualquerindício anterior de um prédio voltado à área de saúde no local.
Obra de recuperação: obras de recuperação de alvenarias e instalações sem que ocorra acréscimo de área ou modificação da disposição dos ambientes.
Obra inacabada: canteiro de projeto abandonado de modo que não exista vestígios de atividade local.
Obra reforma: obra de adequação do espaço e até alteração dos setores funcionais ecirculações, porém não poderá ocorrer acréscimo de área construída.
Obra de ampliação: obra com acréscimo de área, expansão dos setores funcionais em um edifício já existente.

2. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
De Acordo coma a norma RDC 50 segue terminologia para execução de projeto:
3.1. TERMINOLOGIA
Para os estritos efeitos desta norma, são adotadas as seguintes definições:3.2.1. Estudo Preliminar
Estudo técnico efetuado para determinar a viabilidade de uma solução, a partir dos dados levantados em um programa de físico-funcional, da determinação quantitativa de demandas, de eventuais condicionantes do contratante e demais elementos existentes acerca do problema. Visa a análise e escolha, dentre as alternativas de solução, a que melhor responde, técnica e...
tracking img