Gerenciamento ecológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1626 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA-UFU
FACULDADE DE GESTÃO DE NEGOCIOS - FAGEN
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA

MÁRCIA REBANDA FERNANDES
PRISCILA D. M. S. BARREIROS
SEBASTI ÃO VILELA
SUELY SOFIA MIGLIORINI

O Gerenciamento Ecológico

SÃO PAULO
2009

MÁRCIA REBANDA FERNANDES
PRISCILA D.M.S BARREIROS
SEBASTIÃO VILELA
SUELY SOFIA MIGLIORINI

O GerenciamentoEcológico

SÃO PAULO
2009
1 INTRODUÇÃO

Atualmente, é crescente a consciência de que todo problema ecológico traz conseqüências econômicas e financeiras. Os desrespeitos ao meio ambiente evidenciam cada vez mais a gravidade do problema ambiental. O descontrole no crescimento populacional e sua distribuição, o uso inadequado dos recursos naturais, a extinção de espécies vegetais e animais, odescontrole no desmatamento das florestas, o processo erosivo dos solos e suas conseqüências no meio rural e no meio urbano, a poluição do ar e a poluição das águas, são exemplos dos graves problemas ambientais que enfrentamos hoje em dia.
A partir da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, início do século XIX, com a produção em escala, mecanizada, houve a viabilização para osurgimento de grande corporações e de metrópoles, alteraram-se o modo de vida relativamente imutável ao longo de séculos, no que diz respeito aos costumes de vida coletiva, o que rompeu com o ritmo lento das mudanças e estilo de vida da população. As relações se tornaram mais instrumentais e menos sentimentais, reduzindo o espírito de trabalho com relação familiar e introduzindo o aspecto trabalho comorelação de dinheiro, o capitalismo.
O capitalismo tem como principal norteador o incessante crescimento da taxa de lucros, ou seja, da taxa de remuneração do capital investido, a obtenção de melhores resultados com o emprego do menor volume possível de capital; porém são necessários os fatores de produção (terra, capital e trabalho).
Sendo os recursos limitados, principalmente no queestamos abordando, os recursos ecológicos, intitulados como “terra”, questionamos:
- Como produzir mais com menos, gerenciando em eficiência e eficácia o fator de produção “terra” que diz respeito a Ecologia? (Gerenciamento Ecológico)
Levando em consideração esta realidade procuramos verificar a existência ou não da relação lucro x gerenciamento ecológico no âmbito empresarial, masespecificamente dentre os gestores das empresas tais e tais....., tendo como parâmetros: classe social, formação dos dirigentes e também quanto as empresas, se são possuidoras de certificação no que diz respeito ao meio ambiente e atitudes desenvolvidas.

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

A gestão ambiental segundo d,Avignon (1995) é a “parte da função gerencial que trata, determina e implementaa política de meio ambiente estabelecida para a empresa”. No dicionário básico de meio ambiente encontra-se a seguinte definição: “tentativa de avaliar valores e limites das perturbações e alterações que, uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do meio ambiente, e de manter os ecossistemas em condições de absorver transformações ou impactos, de modo a maximizar a recuperação dosrecursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtividade prolongada a longo prazo”
A administração ambiental está associada à idéia de resolver os problemas ambientais em benefício da empresa. Ela carece de uma dimensão ética e suas principais motivações são a observância das leis e melhoria da imagem da empresa, significa uma abordagem defensiva e reativa, exemplificada pelosesforços ambientais reativos e pela auditoria de cumprimento. O gerenciamento ecológico, ao contrário, é motivado por uma ética ecológica e por uma preocupação com o bem-estar das futuras gerações. Seu ponto de partida é uma mudança de valores na cultura empresarial. Valores que se disseminem para todas as pessoas que trabalham na organização e assim alcançar uma administração realmente...
tracking img