Gerenciamento do tempo e custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS – VISÃO PMI
TRABALHO FINAL

GERENCIAMENTO DO TEMPO E CUSTOS


Os projetos nas empresas, em geral, envolvem grandes volumes de investimentos e, não raramente, são atrativos sob o enfoque do retorno sobre o investimento. Entre as disciplinas, relacionadas pelas empresas que adotam as melhores práticas (bestpractices), destacam-se: o alinhamento do projeto com as estratégias da empresa, uma boa comunicação entre os interessados no projeto (stakeholders), uma equipe integrada de projeto e um processo disciplinado de gerenciamento do projeto. A adoção destas práticas possibilita um melhor controle e estimativa dos custos e prazos, principalmente nos estágios de planejamento.
Desta maneira a lucratividade dosnegócios é aperfeiçoada tanto para o proprietário do negócio quanto para os fornecedores de materiais e serviços durante a Engenharia e Construção, permitindo uma melhor programação das tarefas com significativas economias de tempo e dinheiro.

Gerenciamento do tempo diz respeito aos processos necessários para garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo estipulado. Portanto,gerenciar o tempo é de vital importância para o bom andamento do projeto e juntamente com o gerenciamento de custos é a mais visível das áreas do gerenciamento de projetos (DINSMORE, 2005).

A estimativa do tempo em gerenciamento de projetos e sua importância são incontestáveis, exigindo índices altos de acertos e que, portanto, as estimativas referentes às atividades fiquem dentro de margensde erro cada vez menores. Os atrasos na conclusão dos projetos são normalmente danosos aos mesmos, pois, além de quase sempre comprometer o custo, retardam a entrega dos seus produtos e, conseqüentemente, a disponibilidade de iniciar a utilização dos mesmos e/ou entrarem em operação; sendo que, pode-se afirmar, genericamente, que o custo de um equipamento parado, sem produzir, é muito maior que ocusto do gerenciamento do projeto para viabilizar a sua entrada em operação. A pergunta chave, inerente ao tempo de execução dos projetos, que é normalmente feita é: "Por que nenhum projeto consegue terminar no prazo previsto?". Embora essa questão, conforme colocada acima seja apenas um paradigma da execução de projetos, o que se observa, na prática é que não deixa de ser uma verdade que umnúmero significativo de projetos realmente é concluído com atraso.

O conhecimento do tipo e da quantidade de recursos que serão necessários para a execução das atividades do projeto, bem como da disponibilidade desses recursos ao longo do projeto, são necessários. Esses dados são de fundamental importância para a criação do cronograma e o não conhecimento dos mesmos pode ocasionar emestimativas infundadas e irrealistas a respeito dos prazos do projeto.


O que irá pesar bastante na melhora das estimativas é a utilização de boas práticas e o bom senso. A aplicação de métodos ágeis, por exemplo, podem ajudar de maneira significativa. Além disso, a utilização de métricas para se medir o sucesso das estimativas não só dos projetos como um todo, mas de etapasintermediárias podem nortear o processo. No início as estimativas poderão ficar bem longes da realidade, mas, com o passar do tempo e a prática, elas serão bem melhores
Importância do Processo de Estimativa

Estimar significa elaborar uma previsão dos recursos que serão alocados no projeto. Quando um gerente de projetos se propõe a elaborar as estimativas ele está na verdade testandosua capacidade de se antecipar aos resultados que poderão decidir o processo de avaliação de desempenho do projeto.
Estimativas sobrevalorizadas poderão conduzir o projeto ao desperdício de recursos e em muitos casos à própria perda do cliente ou do contrato, estimativas subvalorizadas conduzirão à perda das margens por parte do contratado. Quando se estima estamos na verdade...
tracking img