gerenciamento de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de risco e a segurança do paciente



O QUE É O GERENCIAMENTO DE RISCOS?


o PGerenciamento de Riscos em Saúde é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.i
Gerenciamento de Risco é omonitoramento de todo e qualquer risco que o cliente/paciente, colaborador e instituição podem estar expostos, como por exemplo, risco de queda.
Segundo a Anvisa, risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um dano e a gravidade de tal dano.
E o Gerenciamento de Riscos, por sua vez, é a tomada de decisões relativas aos riscos ou a ação para a redução das conseqüências ouprobabilidade de ocorrência.
No sentido de minimizar os riscos potenciais de eventos adversos que se faz necessário conhecer e controlar esses riscos, que são fontes de danos no ambiente hospitalar.
Garantir a Segurança dos pacientes é uma preocupação e um movimento mundial. A Santa Casa de Valinhos, desde 2009, instituiu sua política de gerenciamento de riscos que pressupõe uma série de ações (deprevenção, detecção e mitigação) que visam a prevenção e a redução do risco de dano desnecessário ao paciente associado ao cuidado em saúde. Além de propormos a segurança do paciente, nossa política de gerenciamento de riscos engloba a prevenção de riscos ocupacionais e institucionais. Todas as unidades
da Santa Casa possuem um mapa no qual os riscos do seu processo foram mapeados, bem como suasrespectivas ações preventivas e corretivas. Além deste mapeamento e as metas de segurança propostas pela organização mundial da Saúde(OMS), a saber:
1. Garantir a Identificação Correta;
2. Garantir a Comunicação Efetiva;
3. Garantir a Segurança da Aplicação das Medicações de Riscos;
4. Garantir a Segurança do Procedimento Cirúrgico;
5. Garantir a Segurança Contra Lesões Decorrente de Queda.

Quandoum evento adverso ocorre neste ambiente, a organização sofre consideravelmente todas as conseqüências á ele relacionadas. São conseqüências sociais, econômicas ou materiais. A mais grave delas é a perda da vida humana.
A Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação nº
2.400, de 2 de outubro de 2007, impõe como pré-requisito para certificação de hospitais, odesenvolvimento de atividades de farmacovigilância, hemovigilância, tecnovigilância em saúde.
Mais recentemente, por meio da RDC 2/2010 da Anvisa, o Gerenciamento de Riscos passou a ser uma exigência desta Agência aos estabelecimentos de saúde, pois requer que o mesmo possua uma sistemática de monitorização e gerenciamento de risco das tecnologias em saúde, visando a redução e minimização da ocorrênciados eventos adversos, além disso, deve notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os eventos adversos e queixas técnicas envolvendo as tecnologias em saúde.

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM SAÚDE

O serviço de Gerenciamento de Risco do HCFMRP-USP foi criado em 2001,
quando o Hospital aceitou o convite da Anvisa para aderir ao Projeto Hospitais.
Iniciou trabalhando com o escopoproposto pela Anvisa, ou seja, a Vigilância
Pós-Comercialização de Produtos sob regulação sanitária. Em 2007, o
Gerenciamento de Riscos participou da criação do Comitê de Segurança do
Paciente, quando outros eventos adversos, os relacionados aos processos assistenciais, passaram a ser notificados por toda a Instituição.
No Hospital, o Gerenciamento de Risco e o Comitê de Segurança do
Pacienteestão ligados ao Centro Integrado da Qualidade (CIQ) e este, por sua vez, à Assessoria Técnica, conforme ilustração abaixo:


Ex. Gerenciamento de Riscos e Comitê de Segurança do Paciente no HCFMRP-USP.
Para cada risco identificado deve-se estabelecer e gerenciarmos os riscos.
Caso ocorra um erro ou evento, a Comissão de Qualidade deve ser notificada através do registro ocorrências (RO) –...
tracking img