Gerenciamento de risco no transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A constante busca pelo aumento da produtividade e a maior participação no mercado tem provocado a alta competitividade entre as empresas. Esse grande desafio nos dias atuais tem provocado a busca por instrumentos cada vez mais eficazes na gestão empresarial. Nesse contexto a Logística Empresarial se apresenta como um poderoso instrumento de competitividade e diferencial de mercado entre asempresas. O conceito de “just in time” e cadeia de suprimento “supply chain management” são uma realidade para o aumento da produtividade e competitividade. O produto certo, na hora certa, no local desejado e de acordo com sua conformidade, são fatores que indicam a capacidade operacional da Logística da empresa. A garantia disso implica no adequado Controle de Prevenção de Perdas, em função dos riscosimplícitos no transporte de cargas.

O Gerenciamento de riscos é justamente o conjunto de ações que visa impedir ou minimizar as perdas que uma empresa pode sofrer tendo suas cargas roubadas, sem falar na possibilidade de perda de vidas. Através de um programa de prevenção de perdas são estudadas medidas para administrar e/ou reduzir a freqüência e abrandar a severidade dos danos causados.

Aestratégia eficaz de gerenciamento e financiamento de riscos envolve toda a filosofia operacional de negócios e os próprios objetivos estratégicos da empresa. Deve ser, portanto, um processo integrado e contínuo, sempre objetivando proteger a corporação da exposição financeira ou de gastos desnecessários.

Nenhuma estratégia de Gerenciamento de Riscos será eficaz se não estiver focada no quechamamos de Custo Total de Risco. É de fundamental importância a determinação deste custo, bem como o monitoramento e controle dos elementos que compõem, tais como despesas com seguros, franquias, perdas não seguradas, custos de prevenção e combate a contingências.

O seguro representa apenas uma fração do custo total do risco, e nosso objetivo é manter um processo permanente de controle e reduçãode todos estes custos.

O gerenciamento de riscos pressupõe um planejamento estratégico de segurança que possui alguns pontos críticos:

- Identificação de riscos – através das características da operação de logística, os riscos são apontados.
- Análise de riscos – são verificados a freqüência das rotas, mix de cargas, pontos de maior probabilidade de sofrer perdas, entre outros.
-Planejamento de medidas e condutas preventivas e emergenciais – nesta fase deve ser elaborado um manual de operações com o objetivo de padronizar as condutas entre toda a cadeia de logística e da segurança.
- Operacionalização – fase onde todo o sistema e processo planejado serão iniciados.
- Controle e avaliação – esta última fase é alimentada de forma contínua, com o objetivo de medir o desempenho doGR e adequar possíveis erros.

Além disso, a estratégia do plano de GR a ser implantado tem que focar o ativo humano da empresa, com atenção especial para os envolvidos diretamente no transporte das mercadorias e também o apoio das organizações policiais.

Não podemos esquecer ainda, que o gerenciamento de risco é composto por diversas ferramentas de segurança e tem por objetivo apresentar umasolução integrada para a empresa, com diminuição real e imediata das perdas até que se possa atingir o índice zero de sinistro.

Para obter os resultados desejados, o Gerenciamento de Risco lança mão de algumas ferramentas combinadas entre si ou isoladas, conforme a necessidade do projeto. Estas ferramentas são a combinação da tecnologia empregada na segurança com o homem através de um processoorganizacional, ou seja, normas e procedimentos. São ferramentas utilizadas no processo de Gerenciamento de Risco:

1. RASTREAMENTO DA FROTA
– Atividade que experimenta um crescimento muito forte, ainda que com a liderança de mercado concentrada na tecnologia de transmissão dos dados via satélite; bem como os modelos de rastreadores e bloqueadores que utilizam o sistema híbrido (GPS ou não,...
tracking img