Gerenciamento de risco na pequena empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIJ - FACULDADE INTEGRADA DE JACAREPAGUÁ
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO



João Wilisses Netto Arrebola






A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA SAÚDE DO
TRABALHADOR E ERGONOMIA













Vitória
2008

JOÃO WILISSES NETTO ARREBOLA










A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA SAÚDE DO
TRABALHADOR E ERGONOMIATrabalho de conclusão de curso, apresentado à pós-graduação da FIJ - Faculdade Integrada de Jacarepaguá, como requisito avaliativo para obtenção do grau de pós-graduação na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Orientadora: Andréia Oliveira Vicente







Vitória
2008
INTRODUÇÃO





As atividades repetitivas,sedentárias ou que exigem esforço físico desenvolvidas em ambientes de trabalho contribuem para mudanças no padrão de comportamento e saúde do trabalhador, especificamente condicionando os efeitos deletérios dos acidentes de trabalho e da eliminação da qualidade de vida e do bem-estar geral (COUTO, 1978, p. 31).


Carelli (2003) considera que os impactos negativos do trabalho podemocorrer em diversas esferas em nível psicológico, físicos e sociais que prejudicam a produtividade nas interfaces dos sistemas de trabalho ao assumir posturas ocupacionais incorretas, condições inadequadas de trabalho, problemas ambientais que provocam acidentes.


As organizações que lidam com tecnologia passaram a desenvolver processos de organização do trabalho baseados em princípios deergonomia com a finalidade de melhorar os níveis de desempenho.


O objetivo deste estudo é identificar a relevância da aplicabilidade prática da saúde do trabalhador sob o enfoque da ergonomia. Pretende-se avaliar como os princípios de ergonomia poderão favorecer a qualidade de vida no trabalho e contribuir para a redução de riscos de acidentes de trabalho.


A metodologia do estudocentrou-se na pesquisa bibliográfica e exploratória, com base nos pressupostos teóricos de autores, o estudo trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico para conhecer as contribuições científicas sobre o tema, tendo como analisar e interpretar as contribuições teóricas existentes sobre o fenômeno pesquisado.


Justifica-se a realização deste estudo com base na necessidade de conhecerformas alternativas como os princípios de ergonomia poderão reduzir o esforço e o desconforto em situações de trabalho. O estudo apresenta como hipótese principal o pressuposto de que a Ergonomia poderá ser benéfica para minimizar os riscos de acidentes de trabalho.



A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA SAÚDE DO TRABALHADOR SOB O ENFOQUE DA ERGONOMIA


Nos anos 80, houve mudanças comas novas formas de organização do trabalho associadas ao processo de reestruturação produtiva que se configuraram com um aumento do setor terciário e a evolução da automação nas indústrias. Assim, constata-se que muitos postos de trabalho passaram a utilizar equipamentos de informatização. Segundo Fialho e Santos (1997, p. 18):



A tecnologia favoreceu a intensa aplicaçãoda tecnologia digital de base microeletrônica na estrutura industrial; e os progressos nos setores da química fina, dos novos materiais, da biotecnologia e da engenharia genética, beneficiados com os progressos da informática.





No entanto, as mudanças no processo de trabalho, sobretudo em formações capitalistas periféricas, caracterizaram-se pela justaposição de formas tradicionaise inovadoras, ou seja, através do que se poderia chamar de "modernização conservadora" com fortes resquícios da segunda revolução industrial e tecnológica. Esses fatores do tradicionalismo nas organizações fizeram com que a preocupação com a qualidade de vida no trabalho retardasse. Desta forma, pouco ou quase nada se procedeu para a criação de projetos de segurança do trabalho.


A...
tracking img