Gerenciamento de risco ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerência de Riscos Ambientais e Educação Ambiental
Profª Drª Aline Meiguins
alinelima@hotmail.com alinemeiguins@gmail.com

Construção de conhecimentos
1) 2) 3) 4) 5) 6)

Riscos Ambientais. Gestão integrada. Ameaças e vulnerabilidade. Detecção de zonas vulneráveis e medição de fatores de risco. A prevenção: o planejamento e a intervenção. Organização institucional para a gestão de riscos edesastres e distribuição das competências. Importância da educação na gerencia de riscos ambientais e da participação na aplicação de soluções.

7)

1

Metodologia
O curso será desenvolvido em 5 etapas. Considerando cada encontro com dois momentos, o primeiro será destinado a discussão teórica e o segundo a prática. Todas as atividades elaboradas contarão como avaliação. A última atividade– de fechamento – será discutida com o grupo, na definição de como construí-la.

Questão 1: O que é?
AMEAÇA: evento raro ou extremo no meio natural ou antrópico que afeta adversamente a vida. EVENTO: Acontecimento em que não foram registradas perdas sociais e prejuízos econômicos. PERIGO: Ameaça potencial a pessoas ou bens. ACIDENTE: Acontecimento calamitoso, em que foram registradas perdassociais e prejuízos econômicos.

2

Questão 1: O que é?
DESASTRE: alteração séria das funções de uma sociedade que ocasiona perdas humanas, materiais ou ambientais. AVALIAÇÃO: processo para determinar o impacto de um desastre ou acontecimentos em uma sociedade. HAZARD: a ameaça de um evento ou a probabilidade de ocorrência de um fenômeno potencialmente perigoso em um dado período de tempo eárea.

Questão 1: O que é?
EVENTOS PERIGOSOS (Hazards): são fenômenos naturais ou não, fatos sociais ou assemelhados que provocam algum tipo de perda aos componentes do meio ambiente, sendo caracterizados principalmente pela intensidade. SUSCEPTIBILIDADE: fragilidade natural ou induzida de ocorrência de um evento. VULNERABILIDADE: a dimensão na qual uma comunidade, estrutura, serviço ou áreageográfica pode ser danificada ou alterada pelo impacto de uma ameaça particular de um desastre, devido a sua natureza, construção próxima a um terreno perigoso ou a uma área propensa ao desastre. É específico de um tipo especial de estrutura e é expresso numa escala de 0 a 1 (sem dano a dano total).

3

Questão 1: O que é?
ELEMENTO DO RISCO: população, propriedades, atividades econômicasincluindo serviços públicos etc., submetidos à uma determinada área de risco. RISCO: para os propósitos de engenharia, o risco é descrito como as perdas esperadas (vida, propriedade, interrupção das atividades econômicas) causadas por um fenômeno particular. São quantificados em função da probabilidade “sucessos” (eventos) particulares e as perdas que cada um causa. RISCO: Expectativa de perda (vidas,bens materiais, interrupção de atividades econômicas) devido a ocorrência de um “hazard”. Baseando-se em cálculos matemáticos, risco é o produto de “hazard” e vulnerabilidade

R = H x V.

Questão 1: O que é?
RISCO TOTAL: Expectativa do número de perdas de vida, pessoas atingidas, danos às propriedades, intervenções nas atividades econômicas, devido a um fenômeno natural particular. RISCO ATUAL:Corresponde ao risco instalado em áreas ocupadas e aponta os locais que devem receber prioritariamente as medidas estruturais e não estruturais voltadas à redução desses riscos. RISCO POTENCIAL: Caracteriza os terrenos quanto à sua suscetibilidade para geração de novas situações de risco em áreas ainda não intensamente ocupadas, fornecendo subsídios para a expansão e o adensamento das diferentesformas de uso do solo.

4

Questão 1: O que é?
RISCO ACEITÁVEL: significa que a intensidade do evento é tal que medidas estruturais de segurança podem ser executadas com custo adequado, ou que a perda econômicas e de vidas esteja dentro dos níveis considerados aceitáveis pelas autoridades dentro das condições econômicas e sociais; sendo que o nível de risco aceitável depende das condições...
tracking img