Gerenciamento de residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEILANE DIAS RODRIGUES

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Metodologia da
Pesquisa como nota da AP1

Fortaleza / CE
2012

FACULDADES NORDETE
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

LEILANE DIAS RODRIGUES

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SOLIDOS

Fortaleza / CE
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
3. OBJETIVOS
4.METODOLOGIA
5. CRONOGRAMA
6. REFERÊNCIA

1. INTRODUÇÃO
O gerenciamento dos resíduos sólidos nos canteiros de obras de construção e montagem é indispensável para a qualidade da gestão ambiental nos centros urbanos. Uma gestão adequada dos resíduos popularmente chamados de “entulho” reduz custos sociais, financeiros e ambientais. Os “entulhos” são as sobras das construções, ou seja, de processosconstrutivos, e devem ser gerenciados do projeto à sua destinação final, para que impactos ambientais sejam evitados.
Estudos demonstram que 40% a 70% da massa dos resíduos urbanos são gerados em canteiros de obras, conforme observado por alguns pesquisadores como Hendriks (2000) e Pinto (1999). Pode-se dizer que 50% do entulho são dispostos irregularmente na maioria dos centros urbanosbrasileiros de médio e grande porte.
A destinação inadequada de resíduos oriundos do processo construtivo gera problemas como o esgotamento de aterros sanitários (esses resíduos chegam a mais de 50% do volume de resíduos depositados em aterros), a obstrução do sistema de drenagem urbana, a proliferação de insetos e roedores. Provoca, ainda, a contaminação de águas subterrâneas pela penetração através dosolo de metais de alta toxidade, o desperdício de materiais recicláveis, e o consequente prejuízo aos municípios e à saúde pública.
Com a aprovação da Resolução 307 do Conama de 05/07/2002 que dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de construção e demolição, aos poucos se percebe um avanço na busca da minimização dos impactos causados pelos resíduos sólidos gerados em canteiros de obras. Deacordo com a 307 os geradores de resíduos são responsáveis pela gestão dos resíduos, certificando-se de que sejam quantificados, armazenados, transportados e encaminhados para locais onde possam ser aproveitados ou depositados corretamente.
Considerando que em torno de 80% de uma caçamba é totalmente reciclável e é matéria prima para processos produtivos, destaca-se a responsabilidade dosgeradores no fortalecimento do processo de reciclagem desses resíduos, o que significa assegurar a qualidade da segregação, ou seja, que os resíduos sejam separados seletivamente de acordo com a classificação da Resolução 307 do Conama.

1.1 TEMA
Gerenciar resíduos sólidos.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Implantar o gerenciamento de resíduos sólidos gerados no empreendimento de construção e montagemindustrial em Pecem – CE.

1.3 PROBLEMA
È possível aumentar a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos em uma obra de construção e montagem?
Tendo em vista a crescente preocupação com a conservação dos recursos naturais e a minimização dos impactos ambientais causados pelas empresas os governos municipais, estaduais e federal criaram diversos mecanismos que inibem a degradação do meioambiente, com isso empresas que geram uma quantidade significativa de resíduos foram obrigadas a se adequarem a esta nova realidade, cabendo as empresas desenvolver os seus próprios sistemas de gestão de resíduos. Com isso esse projeto visa a implantação de um sistema de gestão ambiental, incluindo o gerenciamento de resíduos sólidos gerados em empreendimento de construção e montagem industrial.1.4 RELEVÂNCIA
Redução da geração de resíduo na fonte, reutilização do resíduo produzido, reciclagem, economia na utilização dos recursos naturais e aumento da vida útil dos aterros sanitários.

1.5 HIPÓTESE DE ESTUDO
Verificar a o aumento da quantidade de resíduo reciclado, aumento do numero de participantes no processo de segregação de materiais, aderência do maior numero de setores...
tracking img