Gerenciamento de residuos da saude: uma questao de biosseguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Deixar dois espaços livres de 1,5 linha
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS DA SAUDE: UMA QUESTAO DE BIOSSEGURANCA

Deixar um espaço livre de 1,5 linha
WASTE MANAGEMENT OF HEALTH: A QUESTION OF BIOSAFETY

Deixar um espaço livre de 1,5 linha
Luciano Benigno Lins [1]
Jackson Luiz Domareski[2] [pic]
RESUMO
Os resíduos gerados por estabelecimentos e instituições de assistência, ensino e pesquisamédica relacionada tanto à saúde humana quanto à veterinária, são denominados de resíduos sólidos de serviços de saúde. Esses resíduos pelas suas características deverão sofrer tratamentos diferenciados, desde a sua geração até o seu destino final. Para que se possa ter uma maior segurança no trabalho e minimização de impacto no meio ambiente, previamente à geração desses resíduos, deverá de seequacionar o seu gerenciamento. 

Descritores: Resíduos sólidos de serviços de saúde; Minimização de impacto no meio ambiente; gerenciamento. 
[pic]
ABSTRACT
The residues generated in establishments and institutions of assistance, education and medical research related in such a way to the health human being how much to the veterinary medicine, they are called of solid residues of health services.These residues for its characteristics will have to suffer treatments differentiated, since its generation until its final destination. So that if it can have a bigger security in the work and minimization of impact in the environment, previously to the generation of these residues, will have to be equated its management.

Descriptors: Solid waste from health services; minimization of impact inthe environment; management.[pic]
 INTRODUÇÃO
Atualmente estamos inseridos num contexto em que, ora beneficia, ora promove a inadequação das condições que assegurem à manutenção da vida. Tal situação contribui para a cadeia epidemiológica das doenças infecciosas.
A tecnologia em seus avanços de alta complexidade tem possibilitado o dinamismo na evolução e na produção do conhecimentonas várias atividades humanas.
Em contrapartida, tem possibilitado mudanças no comportamento e nas necessidades humanas, o que tem gerado problemas éticos e ambientais e, que comprometem o equilíbrio da ecologia em seu sentido pleno.
Entretanto, há de considerar o processo de transformação ocorrido no âmbito cultural, social e econômico vivenciado no momento, onde os impactosrelacionados à tecnologia e ao comportamento da sociedade têm refletido na manutenção do processo saúde-doença das pessoas. Assim, entre outros fatores, associados à prática do cotidiano das instituições de saúde geradoras de resíduos potencialmente infectantes e perfuro cortantes, como por exemplo, os serviços de hemoterapia, devem ser repensados, para que as conseqüências negativas destas ações nãoinviabilizem a vida.
É importante ressaltar que, o modelo de organização da sociedade moderna dificulta o entendimento por parte do indivíduo quanto a sua participação, enquanto, controlador dos fatores de risco e dos problemas ambientais, em que, especialmente o manejo adequado, destes resíduos seja assegurado.
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) constituem uma categoria específicados resíduos sólidos devido a suas particularidades, especialmente em razão da presença de resíduos que oferecem riscos biológicos. Portanto, estes resíduos resultam de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
A implantação e o desenvolvimento do PGRSS são de responsabilidade da unidade geradora dos RSS, sendo quea sua elaboração deve contar com a participação dos setores especializados e, imprescindivelmente, com a participação de todos os profissionais do estabelecimento.
Os RSS quando indevidamente armazenados, tratados e transportados, podem gerar perigo à saúde humana e ao meio ambiente, a grande quantidade de lixo produzido pela humanidade transformou-se num dos maiores problemas ambientais...
tracking img