Gerenciamento de resíduos sólidos em postos de combustíveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Domingos João Galeazzi 1
Marco Antonio Trentin Marques 2
Silvana Pereira da Silva 3

RESUMO

O presente trabalho aborda o gerenciamento de resíduos sólidos gerados em postos de combustíveis, como forma de minimizar a pressão sobre os recursos naturais, agindo de forma a atender a legislação vigente e os anseios dasociedade. Descreve sobre as diversas formas de poluição e suas conseqüências ao meio ambiente e à sociedade, meios de reduzir sua geração, formas de coleta seletiva e reciclagem, bem como enfoca aspectos de educação ambiental, como fator relevante para o atendimento às necessidades de manutenção, preservação e recuperação do meio ambiente, apresentando estudos realizados em conjunto com administradores ecolaboradores das empresas envolvidas, que possibilitaram através do levantamento de dados, ao acesso de informações relevantes para a melhoria da gestão desses materiais em postos de combustíveis. Conclui-se afirmando que este estudo pode se constituir numa alternativa de preservação dos recursos naturais, possibilitando a inclusão das empresas que o adotarem, no rol das organizaçõesambientalmente corretas.


Palavras-chave: Gerenciamento, resíduos sólidos, gestão ambiental, preservação do meio ambiente.


INTRODUÇÃO



Quando se fala em meio ambiente, a tendência é pensar nos inúmeros problemas que o mundo atual enfrenta com relação à questão ambiental. Lixo, poluição, desmatamentos, espécies em extinção e outros tantos mais que podem ser lembrados. Isso se deve,principalmente ao fato do grande número de informações sobre os problemas ambientais disponibilizados na mídia. Também, o fato de todo o movimento ecológico ter-se articulado em função desses e de outros problemas ambientais, dessa forma leva-se à identificação de meio ambiente como problema ambiental.
Com a evolução, o homem passou a moldar o meio ambiente conforme sua forma de viver e suas ambições deconquista e dominação. Vivendo em sociedade, passando a modificar a natureza, tirando proveito disto, começou a realizar queimadas, desmatando para fazer suas plantações e também construir suas cidades.
Decorrendo o tempo, veio a explosão demográfica e o início dos grandes problemas ambientais. O homem tornou-se o grande inimigo da natureza, tendo em vista que com a evolução industrial etecnológica acentuou-se a queima demasiada de combustíveis fósseis, o desrespeito aos rios, o lançamento de agentes químicos contaminantes, o lixo atômico, os milhares de automóveis nas ruas todos os dias lançado para a atmosfera quantidades de poluentes causadores de graves problemas ambientais, sem nunca preocupar-se com as conseqüências de seus atos. Contudo, esse desrespeito começou a mostrar seusefeitos.
A crise ambiental, energética e econômica tem início com o modelo econômico de crescimento que pressiona o sistema produtivo a produzir cada vez mais, utilizando mal os recursos naturais e gerando grandes devastações e agressões ao meio ambiente, com reações em cadeias, que conduzem à destruição do meio ambiente, tornando escassos os recursos naturais, refletindo na economia atravésdas crises econômicas do setor. O sistema produtivo utiliza a tecnologia sem o devido planejamento e consciência, agredindo e modificando o meio ambiente, destruindo a natureza e reduzindo sua diversidade biológica,
Grandes alterações climáticas, respiratórios, de pele, intoxicações, anomalias, entre outros males são efeitos antrópicos da crise ambiental. Entretanto, ainda a preocupação comos fatores econômicos que afetam a humanidade. Embora seja absolutamente inexplicável e incoerente, o ser humano está empenhado na destruição do planeta em que vive. O interesse pelo ganho imediato parece ser um argumento mais sensível do que o futuro que o ser humano reserva para seus próprios descendentes.
Apesar dos muitos estudos já realizados e divulgados alertando a população,...
tracking img