Gerenciamento de resíduos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 justificativa 4
3 referencial teórico 5
3.1 Definição de gerenciamento de resíduos sólidos 5
3.2 COMPOSIÇÃO DAS TINTAS 5
3.3 PORCENTAGEM NEGATIVA NO GERENCIAMENTO DE RES 5
4 Objetivos 6
4.1 Objetivo Geral 6
4.2 objetivos específicos 6
5 material e métodos 7
6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

O presente trabalho investigauma fonte de reciclagem de borra de solvente e borra de tintas denominadas diluente e tintas recicladas, produzido com descartes na fabricação de moveis, lavagem de peças, pinturas de veículos, gráficas, fabricas de plásticos em geral.
A adoção deste tema se deve à necessidade de aprofundamento do conhecimento do grande consumo de solvente existente, tendo em vista que existe umagrande rica e pouco aproveitada matéria-prima que são os descartes de borras, gerada por grandes e pequenas empresas.
A nova consciência ambiental, surgida no bojo das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios mais fundamentais do homem moderno. Na nova cultura, a fumaça passou a ser vista como anomaliae não mais como uma vantagem (ANDRADE, 2002)
Um dos maiores desafios que o mundo enfrentará no próximo milênio será fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e no uso criterioso de instrumentos econômicos, em um contexto harmonioso de regulamentação. O novo contexto econômico caracteriza-se por umarígida postura dos clientes, voltada à expectativa de interagir com as organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável ( ANDRADE, 2002).
Para Jesus (2008), a visão dever ser um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos, aterias e humanos nessatrajetória. È a visão que determina os objetivos da organização.

justificativa

Observa-se com o aumento de empresas, e a grande quantidade de resíduos de borras gerados por elas, a principio algumas entram em parceria com a empresa Termo Vinil a reciclagem desses é feita, e retorna para a mesma. Interessante dizer que diversas empresas têm usado o solvente limpo, descartando aborra em aterros, pagando pela destinação do mesmo, sabendo que após a reciclagem da borra de solvente, o solvente limpo retorna para a empresa para uso geral, e as borras resultantes desta reciclagem é encaminhada à fabricação de tintas.
Primeiramente a borra de tinta, resultante da destilação do solvente, é colocada em um batedor e depois filtrada e embalada, destinando-se assim paraempresas fornecedoras de acessórios para serralheiro, lojas de tintas, esta tinta de 2ª linha é utilizada tanto na calçada, e fundo zarcão de ferros.

referencial teórico

3.1 Definição de gerenciamento de resíduos sólidos

De acordo com Gilbert (2000), o gerenciamento dos resíduos sólidos consiste no monitoramento constante e macro do fluxo do resíduo no processo,identificando as melhores práticas ambientais para desenvolvimento desse processo. Esse sistema de gestão deve ser baseado na identificação e classificação do resíduo, geração, acondicionamento, armazenamento, transferência e transporte, reaproveitamento, reciclagem, recuperação, tratamento e disposição final, de acordo com os melhores princípios de preservação da saúde publica, economia, engenharia,conservação dos recursos, e outros princípios ambientais.

3.2 COMPOSIÇÃO DAS TINTAS

Segundo Horikawa (2003), as tintas com alto teor de sólidos foram desenvolvidas como intuito de diminuir a quantidade de COV. Essas tintas apresentam conteúdo de cerca de 60% de sólido por peso. Em sua formulação são utilizadas resinas com menores pesos moleculares, comparadas às resinas...
tracking img