Gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://achies.com.br/home/gestao-de-ti/gerencia-de-projetos.html
Métricas e metodologias
Alessandro Chies
[pic][pic][pic]

Metodologias e indicadores permitem medir e avaliar a performance dos sistemas, facilitando o gerenciamento da TI.

Padrões de mercado

 

"O que não se pode medir não se pode gerenciar." A frase é de Peter Drucker, conceituado professor, consultor e um dos papasda administração moderna, e traduz bem a necessidade, cada vez maior, de que os atuais gestores de TI (Tecnologia da Informação) têm de se servir de metodologias e indicadores que lhes permitam estabelecer objetivos, monitorar os resultados e verificar, de forma objetiva, como e se as metas propostas foram atingidas. A experiência tem mostrado que os antigos manuais de procedimentos utilizados nopassado já não atendem mais aos requisitos das empresas.

O turbulento ambiente empresarial, que se apóia na Tecnologia e vive em constante mutação, exige formas mais ágeis e flexíveis de gerenciamento. É dentro dessa nova ótica que ganha força o que se convencionou chamar de governança de TI, que nada mais é do que uma estrutura bem definida de relações e processos que controla e dirige umaorganização. O principal foco é permitir que as perspectivas de negócios, de infra-estrutura, de pessoas e de operações sejam levadas em consideração no momento de definição do que mais interessa à empresa, alinhando TI à sua estratégia.

Dentro desse contexto, além das métricas e metodologias que permitem mensurar a capacidade (em uso e em potencial) dos sistemas, ganha cada vez mais importância aadoção de padrões que assegurem e imprimam à infra-estrutura tecnológica corporativa maior flexibilidade. Esses padrões têm um papel crítico no gerenciamento de ambientes heterogêneos, sem os quais não seria possível facilitar a integração e a interoperabilidade entre os diferentes sistemas e soluções.

Atualmente, diante da complexidade e diversidade tecnológica presente nas corporações, já nãobasta gerenciar desktops, servidores, redes, dados e software de forma isolada. Todos esses componentes precisam interagir uns com os outros, para possibilitar a conectividade e os serviços, e o gerenciamento deve contemplar essas questões. Nesse sentido, as fornecedoras de Tecnologia estão adotando padrões em seus produtos para lhes imprimir maior facilidade de integração e, ao mesmo tempo, parapermitir aos usuários um gerenciamento mais eficaz, com menores custos. De sua parte, as empresas usuárias de Tecnologia também começam a prestar atenção a esses detalhes e a escolher produtos com base nisso.

 

Uma das principais organizações que tem como foco a criação, emprego, manutenção e divulgação de padrões e iniciativas para o gerenciamento de ambientes de TI é a DistributedManagement Task Force (DMTF – www.dmtf.org), que reúne em seu rol de afiliados e colaboradores os principais fornecedores de Tecnologia da Informação, além de grupos e entidades de padronização. O resultado dessa união de forças foi a criação de uma série de padrões, entre os quais se destacam o CIM (Common Information Model), WBEM (Web-Based Enterprise Management), DEN (Directory Enabled Networking),ASF (Alert Standard Format) e DMI (Desktop Management Iniciative).
CIM, WBEM, DEN, ASF e DMI

 

Em termos simples, o CIM pode ser entendido como um modelo conceitual para a descrição dos ambientes computacionais e de rede das corporações – seus componentes, configurações, operações, relacionamentos etc –, sem se referir a uma implementação em particular. Sua utilização visa endereçar ogerenciamento ponto a ponto das estações-clientes para os servidores e pela rede, ou seja, permitir o intercâmbio de informações de gerenciamento entre sistemas e aplicações.

 

O CIM é composto por duas partes: o CIM Specification, que descreve a linguagem, nomenclatura e técnicas de mapeamento para outros modelos de gerenciamento (como os SNMP MIBs e DMTF MIFs, entre outros), apresentando também...
tracking img